Terça-feira, 02 de Março de 2021
Sim e Não

UEA antecipa colação de finalistas


Sem_t_tulo_03B3EC7A-7DB3-48A8-91F9-31106B3318AA.jpg
14/01/2021 às 06:52

A exemplo do que aconteceu em abril e maio de 2020, durante a primeira onda de Covid-19, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está antecipando a formatura de médicos, enfermeiros e dentistas para atuarem no enfrentamento à pandemia, conforme informou o reitor da instituição, Cleinaldo Costa. Os novos profissionais começarão a atuar ainda no mês de janeiro. De acordo com Cleinaldo, os alunos que estão pegando seus diplomas já concluíram 80% do curso.

Urgente - A antecipação das colações, considerada pelo reitor como “urgente e necessária”, considera a Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020, que orienta que as universidades poderão abreviar a duração dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem e fisioterapia, desde que o estudante tenha cumprido a carga horária mínima de 75% do estágio curricular obrigatório.

Judicialização - Na Universidade Federal do Amazonas, os alunos estão buscando meios de judicializar a questão para anteciparem a colação. A UFAM também se planejou para antecipar as formaturas, porém, com a segunda onda, as aulas precisaram ser interrompidas e os formandos não conseguiram concluir os 75% do estágio obrigatório. 

Desabafo -  Proprietário e professor do Curso Alpha Pré-Universidade, o matemático Tirson Benarrós, tem sido voz constante no clamor pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amazonas. Preocupado com a saúde dos alunos, ele chegou a fazer um forte desabafo: "Como judeu, eu estava me sentindo mandando jovens para a fila da câmara de gás. Eu estava completamente abalado".

Enem - Assim como políticos locais, o professor também chegou a fazer uma manifestação ao Ministério Público Federal pedindo o adiamento do exame no Amazonas. Seis dias depois, o órgão propôs uma ação com este objetivo, que deve ser julgada até o fim desta semana pela Justiça Federal.

Adiamento -  O exame, inicialmente, está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro. O Inep afirmou, ontem, que Enem 2020  poderá ser  aplicado em 23 e 24 de fevereiro, no caso de  municípios em que autoridades decidirem pelo adiamento da prova.

Correição - A partir da próxima segunda-feira,  todos os novos processos demandados à Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas passarão a tramitar, exclusivamente, no sistema PJECOR. O sistema foi projetado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determinou sua utilização por todos os órgãos de correição no Poder Judiciário brasileiro.

Presidente... -  O aumento do número de casos de Covid-19 registrados nos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), apontado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), levou a prefeitura de Presidente Figueiredo  a ampliar o número de leitos exclusivos para atendimento a pacientes acometidos da doença.

...Figueiredo - De acordo com a prefeita Patrícia Lopes, a ala do Hospital Geral Eraldo Neves Falcão destinada a pacientes de Covid-19, passou de 11 para 17 leitos, em função da urgência para atendimento à população. A taxa de ocupação de leitos em Figueiredo já está perto dos 100%.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.