UEA antecipa colação de finalistas

A exemplo do que aconteceu em abril e maio de 2020, durante a primeira onda de Covid-19, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está antecipando a formatura de médicos, enfermeiros e dentistas para atuarem no enfrentamento à pandemia, conforme informou o reitor da instituição, Cleinaldo Costa. Os novos profissionais começarão a atuar ainda no mês de janeiro. De acordo com Cleinaldo, os alunos que estão pegando seus diplomas já concluíram 80% do curso.
Urgente - A antecipação das colações, considerada pelo reitor como “urgente e necessária”, considera a Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020, que orienta que as universidades poderão abreviar a duração dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem e fisioterapia, desde que o estudante tenha cumprido a carga horária mínima de 75% do estágio curricular obrigatório.
Judicialização - Na Universidade Federal do Amazonas, os alunos estão buscando meios de judicializar a questão para anteciparem a colação. A UFAM também se planejou para antecipar as formaturas, porém, com a segunda onda, as aulas precisaram ser interrompidas e os formandos não conseguiram concluir os 75% do estágio obrigatório.
Desabafo - Proprietário e professor do Curso Alpha Pré-Universidade, o matemático Tirson Benarrós, tem sido voz constante no clamor pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amazonas. Preocupado com a saúde dos alunos, ele chegou a fazer um forte desabafo: "Como judeu, eu estava me sentindo mandando jovens para a fila da câmara de gás. Eu estava completamente abalado".
Enem - Assim como políticos locais, o professor também chegou a fazer uma manifestação ao Ministério Público Federal pedindo o adiamento do exame no Amazonas. Seis dias depois, o órgão propôs uma ação com este objetivo, que deve ser julgada até o fim desta semana pela Justiça Federal.
Adiamento - O exame, inicialmente, está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro. O Inep afirmou, ontem, que Enem 2020 poderá ser aplicado em 23 e 24 de fevereiro, no caso de municípios em que autoridades decidirem pelo adiamento da prova.
Correição - A partir da próxima segunda-feira, todos os novos processos demandados à Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas passarão a tramitar, exclusivamente, no sistema PJECOR. O sistema foi projetado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determinou sua utilização por todos os órgãos de correição no Poder Judiciário brasileiro.
Presidente... - O aumento do número de casos de Covid-19 registrados nos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), apontado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), levou a prefeitura de Presidente Figueiredo a ampliar o número de leitos exclusivos para atendimento a pacientes acometidos da doença.
...Figueiredo - De acordo com a prefeita Patrícia Lopes, a ala do Hospital Geral Eraldo Neves Falcão destinada a pacientes de Covid-19, passou de 11 para 17 leitos, em função da urgência para atendimento à população. A taxa de ocupação de leitos em Figueiredo já está perto dos 100%.