Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2020
Sim & Não

Imunidade ao ‘castigo’ do PSL


PABLO_1B339B4B-3206-4027-9660-36874E19C7D5.jpg
04/12/2019 às 07:35

A ausência do nome do deputado federal Pablo Oliva, presidente estadual do PSL, na lista de deputados punidos pelo partido com suspensão e advertência comprova o que o parlamentar vem afirmando há tempos: ele consegue ter trânsito e diálogo com as duas alas – a bolsonarista e a bivarista – do partido sem se indispor com nenhuma. Mesmo após a saída do presidente, Pablo consegue continuar se mostrando um aliado de Bolsonaro sem irritar o diretório nacional do PSL.

Voo Prova dessa capacidade foi dada na semana passada, quando Pablo veio a Manaus no avião presidencial e se mostrou satisfeito com a conversa que teve o com o presidente durante o voo. Talvez a condição de presidente regional da legenda confira ao deputado essa “imunidade”.

Futuro O parlamentar só não decidiu ainda se seu futuro político pertence ao PSL ou à Aliança pelo Brasil, partido recém-lan;ado por Bolsonaro. Indagado pela coluna, Pablo Oliva foi sucinto: “Não há definição ainda”.

Aviso Sem paciência para lidar mais uma vez com a falta de quorum para votações no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), o deputado estadual Josué Neto avisou ontem aos deputados que hoje haverá votação. Josué pediu que não faltassem ou que depois não alegassem que não sabiam. São 41 projetos na pauta.

Caixinha Foi um tal de meter a mão no bolso vazio e dizer que esqueceu a carteira, ontem (3), quando o deputado Cabo Maciel (PL) decidiu pegar a caixinha das copeiras da ALE-AM e levar ao plenário para recolher a contribuição dos deputados. Muita gente deixou para contribuir “amanhã”.

Tradição Para manter uma tradição iniciada na ALE-AM pelo hoje deputado federal José Ricardo (PT), o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) propôs, este ano, uma sessão especial em homenagem aos 70 anos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Pedido Segundo Serafim, José Ricardo o pediu para levar avante a homenagem. “Eu estou fazendo com muita satisfação. A Ufam tem sido um celeiro de formação de grandes profissionais, de grandes enfermeiros, médicos, farmacêuticos, bioquímicos e é justa a homenagem que se faz à criação e aos 70 anos da Escola de Enfermagem”, disse.

Silêncio Foi feito um minuto de silêncio, ontem, no plenário da ALE-AM, em memória do presidente da Adepol-Brasil, Carlos Eduardo Benito Jorge, falecido no dia 24/11. A homenagem se deu durante a sessão alusiva ao Dia do Delegado.

Captação O Amazonas recebeu autorização do Itamaraty para captar recursos por meio do REM, modelo de financiamento que recompensa financeiramente os estados que mantêm a floresta conservada. Inicialmente o programa poderá render 10 milhões de euros ao Amazonas, captados junto ao Governo do Alemanha.

Resultado A autorização para a captação é resultado de viagem do secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, à Alemanha. Agora, o programa será apresentado para os governos do Reino Unido e Noruega pelo governador Wilson Lima e por Taveira, durante a COP 25, na Espanha.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.