Domingo, 29 de Março de 2020
Sim & Não

Deputado Péricles quer anular título de cidadão do Amazonas de Lula


04d859ae-1ce3-42ad-a4fe-96d2f3469a9e_E2D59F82-EB79-4C82-8FDE-8ED3632E08E2.jpg
16/02/2020 às 18:20

O deputado estadual Péricles Nascimento (PSL) propôs a  revogação da lei estadual nº 2.945 de 2005, que deu  ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o Título de Cidadão do Amazonas.  “Durante pesquisas para fazer um 'revogaço' de leis que não servem para nada, me deparei com esse título. Ele (Lula) sequer  veio buscar a honraria. Mandou um representante”, diz  Péricles. Segundo ele, a condenação do ex-presidente pela Justiça é  motivo suficiente para  cassar o  título dado a Lula.

Casa própria   O governador Wilson Lima (PSC) inaugura hoje a primeira sede própria do Departamento de Repressão ao Crime Organizado. O prédio fica na Avenida Brasil e estava desativado há três anos. Após reforma, tem área construída de 540 m², com recepção, 11 salas, três celas e dois cartórios.

EcoHub  Pesquisador da FGV especialista na Zona Franca de Manaus, Márcio Holland ficou impressionado com o que viu no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Após visitar três laboratórios, ele declarou que enxerga grande potencial de transformar o CBA em hub de inovação em bioeconomia.

Amazônia  A Comissão de Meio Ambiente do Senado fará audiência pública em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional para analisar a criação do Conselho da Amazônia e as políticas governamentais para a região. O vice-presidente, Hamilton Mourão, deve ser o principal convidado do debate.

Xô, gringo Em debate no plenário sobre a exploração dos recursos naturais e minerais da região amazônica, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) disse que estrangeiros que defendem a preservação da floresta são os mesmos que destruíram “quase 99%” de suas matas primárias e que, portanto, “nada têm a ensinar aos brasileiros”.

Lixo azul O Boi Caprichoso procurou  Sema e Ipaam para discutir a destinação do lixo do Festival de Parintins. A ideia é reduzir e reutilizar os resíduos sólidos a partir de ações como   instalação de Pontos de Entrega Voluntária, capacitação para reciclagem e criação de Plano de Consumo Eficiente de água e energia elétrica no galpão.

Sementinha Ano passado, Caprichoso, Garantido e os órgãos públicos ligados à questão ambiental já haviam instalado mais de 40 ecopontos de coleta seletiva nos principais pontos da cidade de Parintins.

Gás natural Presente em 644 unidades consumidoras no Amazonas, sendo 48 indústrias e 489 unidades habitacionais, a Cigás planeja ampliar sua rede de distribuição e venda, fazendo do gás natural um vetor de crescimento econômico e social. Na semana passada, o Grupo de Trabalho criado para esse fim fez sua primeira reunião.

Apoio à Arte Três deputados destinaram verbas que vão permitir a continuidade dos projetos, em 2020, da Academia Amazonense de Letras. O gesto de Alessandra Campelo (MDB), Ricardo Nicolau (PSD) e Serafim Corrêa (PSB) foi celebrado pelo atual presidente da Academia, o ex-secretário Robério Braga.

Apoio à Arte 2 Lembrando que o suporte parlamentar é novidade para a Academia, Robério ressaltou que o apoio permitirá a realização de mais uma edição do “Academia de Portas Abertas”. Também será viabilizado, entre outros, o Projeto Jovem Acadêmico, para descobrir jovens escritores nas escolas da rede estadual.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.