Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020
Sim e Não

Conselho da Amazônia não empolga


IMAGEM_NOTICIA_3_17607109-3F1E-4A8F-AECF-EC6355E689E3.jpg
26/01/2020 às 03:23

“Não conheço nenhum conselho que funcione. A Petrobras sempre teve conselho e olha o que aconteceu”. As palavras do senador Omar Aziz (PSD) ilustram bem sua descrença na eficácia do Conselho da Amazônia, anunciado no início da semana pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Omar Aziz tem uma série de questionamentos acerca do conselho, que será coordenado pelo vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB).

Autonomia  

O senador questiona qual será a composição do Conselho da Amazônia. E, principalmente, se ele vai ter poder. “Até onde vai a autonomia desse conselho?”, pergunta. Para Aziz, é importante saber se a função do conselho será somente aconselhar o presidente, ou se vai ter efetivamente poder de ação.

Transversalidade  

Omar também lembra a importância de se conferir transversalidade às questões que envolvem a Amazônia, pontuando as demandas da região. “Não adianta existir um conselho que não dê transversalidade às questões. Não é só proteger a floresta, é dar qualidade de vidas às populações que nela habitam”, opina o senador

Ferrovia  

O presidente do movimento conservador do Amazonas, Sérgio Krukl, disse que o vice-presidente do Aliança pelo Brasil, Felipe Belmonte, comentou em reunião que o presidente Bolsonaro está com estudos em mãos para apurar a viabilidade da construção de uma ferrovia ligando Manaus a Georgetown, na Guiana. 

Garimpos  

O líder do movimento de direita amazonense também disse que o governo federal deve legalizar a exploração mineral com o objetivo de combater os garimpos ilegais na região amazônica.

Absolvido  

O prefeito do Município de Juruá, José Maria da Rocha Júnior, foi absolvido por unanimidade pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) da suposta prática de crime de responsabilidade, em denúncia ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE-AM).

Jurisprudência  

Para a absolvição de Rocha Júnior, o Pleno no TJ-AM julgou em consonância com jurisprudência consolidada no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ),

Reforma Tributária  

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) ministrará nesta terça-feira, 28, uma palestra sobre Reforma Tributária na 1ª reunião da diretoria da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas) e do Conselho Regional do Sesc e Senac-AM.

Fecomércio  

A reunião será realizada na terça, às 12h30, na sede da Fecomércio, localizada na Rua São Luiz, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. “Todos queremos a Reforma Tributária, mas o que precisa ser debatido é qual a reforma que queremos e podemos realizar”, adiantou Serafim.

Cutura em Envira  

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa inaugura, na próxima quarta-feira (23) uma unidade do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro em Envira. O projeto, em parceria com a prefeitura do município, é realizado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.