Sexta-feira, 26 de Novembro de 2021
Saúde

Alimentação irregular influencia negativamente na disposição

Hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, sono regularizado e uma boa alimentação podem ajudar a resolver tais problemas



zvida0309-1f_D3F2F2B5-BB23-47CC-B1F7-A10FD091C03E.jpg Pessoas costumam relacionar a indisposição à sobrecarga do dia a dia (Foto: Divulgação)
09/10/2021 às 13:34

Queixas como falta de concentração e disposição, dores de cabeça e pelo corpo, irritabilidade, apesar de serem comuns, podem ter influência de uma alimentação irregular.

Aquele cansaço prolongado, a falta de concentração e disposição para atividades do dia a dia, dores de cabeça e pelo corpo, irritabilidade... tudo isso pode estar ligado a uma alimentação desregulada. Bons hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, sono regularizado e uma boa alimentação, podem ajudar a resolver esses problemas.

Atualmente essas queixas são bastantes comuns. A maioria das pessoas associa os sintomas a excesso de trabalho, cobranças e acúmulo de tarefas, mas a qualidade da alimentação também tem influência. Segundo a nutricionista, Fabiana Cortez, a alimentação tem papel importantíssimo na disposição.

“Sem ingerir e nos alimentarmos de forma adequada não conseguimos manter os níveis de energia para nossas atividades cotidianas”, disse.

A deficiência de muitas vitaminas e minerais tem como principais sintomas a sensação de fadiga, pois esses micronutrientes participam de muitos processos orgânicos, inclusive aqueles associados à produção de energia. O consumo de alimentação equilibrada, que inclua diferentes tipos de frutas, legumes e verduras, pode prevenir a deficiência da maioria das vitaminas e dos minerais, mas, caso a deficiência seja grave, o médico ou nutricionista poderá indicar a suplementação mais adequada para reverter o problema.

A endocrinologista Caroline Coimbra destaca que, muitas vezes, a perda de peso depende de muitos fatores, entre eles: alimentação, perda de sono, estresse, metabolismo e exercícios praticados de forma errada. “O importante para perder peso de forma adequada é adotar hábitos saudáveis”, completa.

Alimentos para compor o dia a dia

Alimentos ultraprocessados, pular refeições, excluir grupos de alimentos ou praticar dietas de emagrecimento muito restritivas, por exemplo, fazem com que a ingestão de energia fique abaixo da quantidade que o seu corpo precisa.

“Geralmente quem faz apenas duas grandes refeições ao dia, por exemplo, pode apresentar um cansaço maior do que quem realiza várias refeições em pequenas porções. Uma alimentação balanceada com proteínas, carboidratos e gorduras, tudo de fontes naturais, tem efeito positivo na disposição”, explicou a nutricionista Fabiana Cortez.

Segundo a nutricionista, vale a pena investir em alimentos naturais, que aumentam a nossa energia, como por exemplo: açaí, guaraná, banana, macaxeira, ovo, mel, castanhas e água de coco.

“Evite alimentos processados, fast foods, ricos em farinhas refinadas e açúcar. Esses alimentos elevam a glicose rapidamente, ativando a insulina no processo final da digestão, baixando os níveis de energia. Evite fazer refeições grandes: prefira pequenas refeições e várias vezes ao dia. Dormir bem, no mínimo sete horas por noite, realizar atividades físicas e gerenciar o estresse, são dicas para manter a disposição em alta”, ressalta.

 



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