Sábado, 04 de Julho de 2020
Vida Fitness

Como voltar a rotina de treinos e alimentação balanceada após os feriados de carnaval

Retomar a rotina de treinos após um feriado prolongado como o Carnaval, pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, convidamos um personal trainer que dá várias dicas de como é possível voltar aos treinos com disposição



Treinos_retomada_carnaval.JPG03_B9DE1DD7-1709-4B2D-AD66-2597E987DAAE.JPG Fotos: Eraldo Lopes
04/03/2020 às 17:50

O Carnaval é um dos feriados mais prolongados e tentadores para deixar de lado a rotina saudável. Sem dúvidas, você pode curtir os dias de folia, mas também é importante não perder o foco e se preparar para retomar à rotina de treinos e alimentação balanceada. No entanto, retomar o treino após a folia pode não ser uma tarefa fácil. Dependendo dos excessos, você pode ter ganhado uns quilos e seu corpo perde um pouco de força, resistência e flexibilidade. Assim, os hábitos saudáveis precisam ser restabelecidos o quanto antes para não deixar o desânimo tomar conta da quebra da rotina.

De acordo com o personal trainer Fred Rolim, se organizar para retomar à rotina torna tudo mais fácil e com os exercícios físicos acontece o mesmo. Por isso, confira algumas dicas para entender como tornar esse retorno à vida saudável mais agradável. “Quando a pessoa está fora de ritmo, voltando de um feriado prolongado, o mais indicado é retornar com calma, pouco volume de treino, intensidade leve a moderada, pois o corpo não está habituado a receber estímulos de exercicios físicos”, afirma Fred.



Treino sem pressa

Enquanto algumas pessoas tem dificuldade para voltar às atividades após o feriado, outras querem voltar com tudo. Contudo, o personal trainer alerta que é preciso ter cuidado nesse retorno. Seu corpo precisa recuperar a resistência, a força e a flexibilidade que ficam comprometidas no período de festas.

“O corpo não está preparado para receber um estímulo intenso nesse retorno aos treinos. O mais indicado para as pessoas que passaram de 15 dias em diante sem treinar é retornar com baixa intensidade”, destaca Fred.

Ele ressalta que é importante não exagerar para evitar as dores musculares que incomodam posteriormente. Na maioria dos casos, a pessoa quer um resultado rápido e acaba fazendo uma atividade que o corpo não está preparado, o que pode impossibilitar a pessoa de praticar exercícios nos próximos cinco dias. Portanto, comece devagar, com exercícios leves e focados em recuperar a base mencionada e, aos poucos, recupere a intensidade.

Treino com diversão

Embora pratiquem atividades de musculação, algumas pessoas não têm tanta afinidade com os treinos tradicionais. Por isso, pode acontecer que elas fiquem desanimadas para voltar ao treino depois de um longo tempo de treino interrompido.

“Isso vai depender do que a pessoa tem à sua disposição. A musculação é um excelente caminho, mas também existem treino funcional, grupos de corrida e caminhada, grupos de terceira idade e áreas de lazer ao ar livre. É bom começar com atividades que o praticante se identifique e tenha prazer em fazer”, garante o especialista.

Além desses exercícios, o personal trainer também recomenda atividades alternativas para ajudar a motivar nesse retorno aos treinos, tais como a dança, natação, pilates, yoga, lutas. É importante lembrar que voltar a treinar é também uma atitude que ajudará a ficar mais disposto e preparado para todas as outras atividades que fazem parte do dia a dia.

Alimentação saudável

O personal garante que uma boa saúde é sustentada por três pilares: atividade física, alimentação saudável e a regenaração (descanso). Então, é fundamental retomar uma rotina alimentar saudável o mais breve possível.

“Muitas pessoas consideram que somente o treino é responsável pelo bom condicionamento físico, mas além disso é preciso haver o descanso, que é o momento que o corpo regenera suas fontes energéticas. Aliado a isso vem a alimentação, na qual a dieta amazônica tem a vantagem de ser muito rica em fibras, aminoácidos, sais mineirais e proteínas”, afirma Fred.

Hidratação

O consumo de álcool e alimentos gordurosos associados à pausa no treino podem ter como uma das consequências a redução na hidratação. Por isso, manter a hidratação é fundamental para o funionamento correto do organismo, pois as células precisam de água para realização de suas funções metabólicas

“É muito importante beber de dois a dois litros e meio de água diariamente. Lembrando que vivemos em uma região em que transpiramos bastante. Quem pratica atividades físicas, além de água, também ingerir isotônicos. Eles são repositores de alguns minerais que são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo”, conclui Rolim.

Repórter de A Crítica

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