Sábado, 08 de Maio de 2021
PAGAMENTO ANTECIPADO

Wilson Lima anuncia pagamento do abono saúde e antecipação do 13º dos servidores

Antecipação vai englobar 123 mil servidores, incluindo 80 mil da ativa e 43 mil aposentados



wilson-lima_63622F84-1605-4683-B986-C32D7640A34E.jpg Foto: Divulgação
12/04/2021 às 12:42

Como forma de estímulo à economia do Estado, o governo do Amazonas vai antecipar a primeira parcela do 13° salário dos servidores estaduais, que será pago a partir do dia 20 e 21 de maio. A antecipação vai englobar 123 mil servidores, incluindo 80 mil da ativa e 43 mil aposentados. Segundo o governador Wilson Lima (PSC), a medida vai injetar cerca de R$ 180 milhões na economia local.

A medida foi anunciada na manhã desta segunda-feira (12) pelo governador durante a live em que Wilson Lima anunciou a suspensão dos bares e restaurantes da Praça do Eldorado por 15 dias. O plano de estímulo também prevê o pagamento do abono saúde para servidores da área de saúde. O pagamento do abono, conforme Lima, será depositado nesta sexta-feira (16) na conta de profissionais da saúde.



“O Abono Saúde é uma forma de reconhecimento pelo trabalho dessas pessoas durante a pandemia do novo coronavírus. Com esse pagamento, serão injetados 30 milhões de reais na economia do Amazonas. É um aquecimento e tanto principalmente nesse momento em que nós precisamos recuperar as atividades econômicas”. disse.

Juntas as duas medidas anunciadas, devem introduzir R$ 210 milhões na economia local. Wilson Lima afirmou que o governo do Estado consegue colocar em prática tais medidas de estímulo econômico, porque se “planejou” com a tomada de todas as medidas necessárias de contenção de gastos “daquilo do que não era necessário, modernizamos processos, diminuímos custos para que a gente pudesse garantir esse benefício ao servidor público”.

“O pagamento do servidor do mês de maio será feito no final do mês de maio. Não haverá nenhum comprometimento no salário do servidor. O servidor vai receber no dia 28 e 31 de maio. E vai continuar a receber o seu salário em dia. A segunda parcela [do décimo terceiro] já está garantida com pagamento previsto para o mês de dezembro”, anunciou.

O governador também anunciou que o governo está trabalhando em outros auxílios, principalmente, para “aquelas pessoas que estão sendo atingidas pela cheia dos rios Purus e Juruá”. Conforme Lima, a ajuda pode ser levada para além dos 12 municípios que já decretaram estado de emergência, o governo do Amazonas estuda levar ajuda para outras calhas de rio.

“Como é o caso dos municípios da calha do rio Madeira que também começam a ser atingidos pela questão de enchente. Mas é algo que a gente deve anunciar nos próximos dias’, adiantou.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.