Vacinação do público de 60 a 64 anos em Manaus não começará na segunda (8)
Segundo a Semsa, ainda faltam ser definidos critérios de quem será priorizado na imunização, já que quantidade de doses contempla 35,7% desse público. Nova data para início ainda será definida

O início da vacinação para o público de 60 a 64 anos de idade em Manaus não terá início nesta seguda-feira (8). Segundo a Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa), ainda falta a definição de critérios de prioridade de vacinação para a faixa etária, já que com a quantidade de doses disponíveis, apenas 35,7% do público total da faixa etária poderá ser vacinado. A decisão da nova data acontecerá após reunião na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes do estado e dos municípios, ainda sem data marcada.
"Por não haver doses suficientes para a totalidade das pessoas nessa faixa etária, serão usados critérios para ordenar as prioridades de atendimento, que serão pactuados na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes do estado e dos municípios. Como ainda não houve a reunião, a vacinação desse grupo não terá início na segunda-feira, 8/3", informou a Secretaria por meio de nota, após questionamento de A CRÍTICA.
Em nota informativa divulgada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), há a orientação para que os municípios priorizem as pessoas com comorbidades, mais propensas a agravar o estado de saúde caso contaminadas com o vírus, no entanto, a definição clara de critérios depende da reunião informada pela Secretaria.
A quantidade prevista para vacinar 35,7% do público entre 60 e 64 anos em Manaus corresponde aos 25,5% de doses recebidos nessa sexta-feira (4), enviadas pelo Ministério da Saúde, mais outros 10,2% da remessa anterior. O total corresponde a 24.139 idosos na faixa de idade que irão receber aplicação da primeira e segunda dose da vacina CoronaVac.
A Secretaria informou ainda que segue recebendo os cadastros de pessoas dessa faixa etária com o objetivo de agilizar o processo de votação, quando este for iniciado.