Segunda-feira, 19 de Abril de 2021
54 anos de SUframa

Sem citar redução que prejudica ZFM, Polsin participa de sessão na Aleam

Sessão comemorativa aos 54 anos da Zona Franca de Manaus contou com a participação do superintendente, general Polsin. Nota técnica do governo Bolsonaro reduz o imposto de importação de bicicletas. Medida ameaça cerca de 5 mil empregos



uiui_C6C56AFF-9BEB-4B38-901B-DD69005D9C02.jpg Foto: Divulgação/Suframa
02/03/2021 às 18:40

Sem citar nota técnica do governo Bolsonaro que reduz o imposto de importação de bikes produzidas no exterior, o superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), general de brigada, Algacir Polsin, defendeu ontem em sessão comemorativa pelos 54 anos da Zona Franca de Manaus (ZFM) na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) o fortalecimento do Polo Industrial de Manaus e falou em diversificação dos segmentos econômicos do PIM.

A fala de Polsin foi rápida evitando entrar em questões polêmicas como os decretos presidenciais de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do polo de concentrados, e mais recentemente a redução gradual do imposto de importação de bicicletas de 35% a 20% até dezembro deste ano.

O general leu um discurso que durou menos de cinco minutos onde ele enfatizou que a ZFM colabora para manter de pé 98% da “mata nativa do Amazonas”. Algacir lembrou que o Amazonas é o principal arrecadador de impostos federais na região Norte, mas que “volta bem menos do que arrecada”.



O superintendente afirmou ter convicção de que o aspecto ecológico da ZFM será um dos principais pontos de força e sustentação nos debates sobre reforma tributária.

"Consideramos necessário fortalecer cada vez mais o Polo Industrial de Manaus e diversificar os segmentos econômicos na região, prestigiando novos segmentos como bioeconomia, comércio, serviços, turismo, agronegócio e empreendedorismo. Precisamos também melhorar o ambiente de pesquisa, desenvolvimento e inovação e continuar lutando que o desenvolvimento seja cada vez mais espraiado para os diversos municípios da Amazônia”, disse.

Polsin foi nomeado em junho do ano passado após 16 meses de gestão do então superintendente Coronel Menezes, marcada por brigas com os parlamentares do Amazonas no Congresso Nacional.

Sem retorno

Após duas semanas da reunião da bancada parlamentar do Amazonas com o ministro Paulo Guedes sobre a redução gradual do imposto de importação, o PIM segue uma definição clara sobre o futuro de quase 5 mil empregos.

Na reunião o ministro chegou a alegar que não sabia que a nota técnica prejudicaria a ZFM. Guedes abandonou a reunião e deixou os parlamentares conversando com técnicos do ministério.

A bancada apresentou dois projetos de decreto legislativo para sustar os efeitos da resolução do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) responsável pela redução gradual.

Os PDLs 87/2021 foram apresentados pelos senadores Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB) e pelo deputado federal José Ricardo (PT).

O mesmo mecanismo foi usado quando o governo do ex-presidente Michel Temer reduziu o IPI do polo de concentrados. Para entrar em vigor, os projetos precisam ser aprovados por maioria simples no plenário do Senado.

Os PDLs são proposições criadas para formalizar, com efeito de lei ordinária, os atos de competência exclusiva do Poder Legislativo.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.