Segunda-feira, 19 de Abril de 2021
AUXÍLIO MANAUARA

Nomes errados não interferiram em cadastros do Auxílio Manauara, diz Semasc

Segundo a Secretaria, mesmo que os nomes estivessem com erros de digitação, a verificação do CPF junto à Receita Federal facilitou a aprovação dos cadastros



BeFunky-collage-65_5EF97185-00D8-495E-AE34-52C04F47979D.jpg Foto: Divulgação
03/03/2021 às 11:12

Apesar de alguns nomes aprovados no cadastro do benefício Auxílio Manauara terem sido divulgados com erros de digitação, a aprovação dos cadastros não teve dificuldades por parte da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Por meio de nota, a Secretaria explicou que o item utilizado para verificar e aprovar o cadastro foi o CPF junto aos dados da Receita Federal. 

Ainda segundo a nota da Secretaria, apesar de alguns erros nos nomes, quando verificado junto ao CPF informado, foi possível identificar o sobrenome de forma correta, o que facilitou na aprovação do cadastro. 



A Prefeitura de Manaus irá injetar um total de R$ 8 milhões, mensalmente, na economia local, sendo que a segunda parcela será paga no dia 31 deste mês, totalizando R$ 16 milhões em março. A consulta pode ser feita pelo aplicativo Auxílio Manauara, na aba “Divulgação de Resultados” e pelo site auxilio.manaus.am.gov.br. A lista também estará disponível no Portal da Transparência da prefeitura (transparência.manaus.am.gov.br) e no site da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (semasc.manaus.am.gov.br).

Leia mais >>> Lista de contemplados no Auxílio Manauara é divulgada.

Confir a nota da Semasc na íntegra:

"A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), diante dos questionamentos sobre os nomes inusitados, divulgados na lista de aprovados do programa Auxílio Manauara, informa que o processo de inscrição do benefício é autodeclaratório, ou seja, de autoria da pessoa que solicitou o auxílio.

A Semasc esclarece que, como a verificação do cadastro é feita com base no número do CPF, mesmo que haja erro de digitação no nome, o cadastro do beneficiário será aprovado se o CPF estiver OK junto à Receita Federal. Ademais, os sobrenomes apareceram escritos corretamente, o que ajudou na correta identificação dos beneficiários.

A secretaria aponta, ainda, que os erros nos nomes provavelmente aconteceram por conta de o cadastro ter sido realizado pelos solicitantes, por meio do aplicativo, no celular. Em alguns nomes, o corretor ortográfico do aparelho celular pode ter interpretado o nome próprio como um “erro de digitação” e feito automaticamente a “correção”, resultando nos nomes errados que apareceram.", disse a nota. 

A Semasc ainda reforça o compromisso com a transparência no processo e de acompanhar todas as situações enviadas à secretaria.

Dúvidas e denúncias podem ser feitas por meio do Disque Auxílio Manauara nos números 98842-4777 e 98842-1018.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.