Em Manaus, médica vacinada fala em esperança: ‘Não percam a fé!’
A médica generalista Jhamille da Silva lembrou momentos difíceis em que trabalhou durante a pandemia e destacou o sentimento de renovação com a imunização

“É um sinal de esperança em meio a esse terror que nós estamos vivendo”, foi como bem definiu a médica generalista Jhamille Cardoso da Silva, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), uma das primeiras profissionais de saúde a serem imunizadas, na manhã desta terça-feira (19), durante a abertura da campanha de vacinação contra a Covid-19, na capital amazonense.
Ela atua no Centro de Emissão de Óbitos da Semsa e lembrou de momentos difíceis em que trabalhou durante a pandemia da Covid-19. “A cada dia a gente se depara com famílias em situações precárias de saúde. E a emoção que eu tive no momento de receber a vacina, eu creio que muitas pessoas poderão ter também porque é uma sensação que não tem como descrever, é de renovação”.
A técnica de enfermagem, Rosenira da Silva, que atua na Unidade Básica de Saúde Leonor de Freitas, bairro Compensa, zona Oeste, reforçou a importância da vacinação para a população. “Eu peço para todas as pessoas que estão sem casa que acreditem na vacina, que não tem outra saída, só a vacina vai nos libertar do que está acontecendo. Não percam a fé!”.
Já a enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Leda Sobral, reforçou o pedido para que a população continue adotando medidas de segurança em saúde.
“Nós gostaríamos de lembra que esse é um marco histórico, mas nós precisamos continuar com os cuidados básicos como o afastamento social, os cuidados de higienização, ou seja, fazendo a nossa parte. Não só a vacina vai ser necessária, mas o compromisso e a responsabilidade de cada cidadão dessa cidade também”, destacou.
Como uma das profissionais à frente da pandemia, ela comentou sobre a experiência de ter vivido momentos difíceis na carreira, quando presenciou pessoas necessitando de oxigênio. “A sensação de impotência é muito grande. Tanto recurso disponível e a gente perdendo pessoas por falta de oxigênio, mas nós acreditamos que isso não mais vai acontecer, nós vamos conseguir mudar essa história e isso fará parte do passado”.
Conforme a Prefeitura de Manaus, as vacinações aos profissionais de saúde e aos indígenas aldeados na capital ocorrerão ainda a partir da tarde desta terça-feira, 19 de janeiro. Serão imunizados 19.250 profissionais que atuam na capital, além de 100% dos 386 indígenas aldeados na área rural do município.