Sábado, 04 de Julho de 2020
ENSINO DO NOVO TEMPO

Educação sem distância: Bebê Bombom e Connexus são referências

Para a maioria dos alunos do Connexus foi “fácil” se adaptar à nova realidade educacional, já que há 4 anos a escola decidiu adotar uma plataforma digital



connexus_AE0C9B11-C4A4-4061-920E-8BBF5D8249FE.JPG Foto da sala de aula tradicional – alunos já familiarizados com as plataformas on-line. otos: Divulgação
06/06/2020 às 22:15

Desde que começou o isolamento social e as escolas precisaram se reinventar, já se passaram dois meses de aulas em casa. “Em casa sim, mas não à distância”, explica AnnikValentine, diretora de duas escolas de referência em Manaus, Bebê Bombom e Connexus. “Confesso que não achava possível educar de longe, sem distanciamento. Hoje me surpreendo com as possibilidades abertas pelasinúmeras ferramentas tecnológicas e, principalmente,com a criatividade e didática dos professorespara aproximar os estudantes, ao ponto deles esquecerem que estão fisicamente separados”.

Para a maioria dos alunos do Connexus foi “fácil” se adaptar à nova realidade educacional, já que há 4 anos a escola decidiu adotar uma plataforma digital como principal meio de acesso aconteúdos para estudo e gestão de informações, a GeekieOne. A equipe da escola também trabalha com o sistema Google for Education e as crianças têm no currículo aulas de educação digital, o que ajuda muito a manter o foco nos estudos e a navegar com mais segurança no mundo digital.



“Apesar da pandemia, não ficamos nem uma semana sem aula. Claro que foi e está sendo um grande desafio. Mudamos a escola toda em tempo recorde. Em três dias já tínhamos material pronto, de conteúdo planejado, para ir para as casas. A rotina com os Chromebook (aparelhos Google similares a tablets com teclados), o hábito de estudar pela tela... tudo isso contribuiu para uma adaptação tranquila”, explica Gustavo Jinkings, Diretor de Inovação.

As aulas de Educação Sócio-emocional também têm ajudado muito, professores e alunos, a passarem por esse momento delicado de pandemia. Assuntos relacionados aos diversos contextos de vida são experimentados nas salas de aula on-line, seja por meio de vídeos ou debates virtuais (lives). “A verdade é que todos nós, mais do que nunca, precisamos de suporte emocional para lidar com os desafios que se apresentam. As rotinas foram mudadas, muitas famílias perderam entes queridos e, somado a tudo isso, ainda vivemos uma forte crise econômica e social. Saber lidar com os sentimentos é fundamental.”, explica Annik.

Fernanda Leal – idealizadora do Método Leal com as turmas do Nono Ano e Ensino Médio, em período pré-pandemia

As turmas do Ensino Médio- que se preparam para diversos exames- contam ainda com o apoio do Método Leal, um sistema de orientação que associa inteligência emocional, psicologia positiva e bem-estar aos métodos de estudos já tradicionais. “O trabalho se apóia em técnicas de autoconhecimento, neurociência aplicada e mindfulness”, explica Fernanda Leal, idealizadora.A especialista, que é de fora de Manaus, mantém encontros semanais com os estudantes do Connexus. “Queremos que percebam que a felicidade faz toda diferença no desempenho deles e quenão precisam abrir mão disso para ter sucesso, ao contrário. O mais importante é ter uma rotina equilibrada, estipular metas tangíveis e monitorá-las”, dá a dica.

Algumas aulas foram radicalmente alteradas. A disciplina Empreendedorismo Social, por exemplo, voltou-se para a pandemia. Estudantes do primeiro e do segundo anos do Ensino Médio, que trabalhavam em projetos diversos, passaram a se concentrar na ajuda aos mais necessitados.Criaram uma campanha para arrecadação de donativos e conseguiram mandar cerca de 70 kits, com mantimentos e também artigos de higiene, para indígenas no Alto Rio Negro. “A ideia, inicialmente, era socorrer profissionais da saúde. Mas, quando concluímos a arrecadação, ficamos sabendo da difícil situação dos indígenas em São Gabriel da Cachoeira, o que motivou o envio das cestas de barco para lá”, explica o professor.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.