Terça-feira, 02 de Junho de 2020
ELEIÇÕES 2020

Pré-candidatos à Prefeitura de Manaus iniciam mudanças de partidos em março

Nomes da política amazonense se movimentam para definirem partido político até março



WhatsApp_Image_2020-01-05_at_19.19.28_03AEA24B-E7F6-49DB-BD89-E96CA3FCE38A.jpeg Fotos: Divulgação | Montagem: Renata Gomes
06/01/2020 às 07:51

A partir do dia 5 de março, os vereadores que pretendem se reeleger ou concorrerem à prefeitura nas eleições municipais de 2020 vão poder mudar de partido, sem correrem o risco de acusação de infidelidade partidária. A informação consta no Calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e divulgado no dia 1º de janeiro deste ano.

Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Chico Preto, que é um dos nomes confirmados para concorrerem à prefeitura, antecipou a data de divulgação do TSE para realizar a mudança de partido. O parlamentar deixou o Partido da Mobilização Nacional (PMN) e se filiou ao Democracia Cristã (DC) no dia 30 de novembro do ano passado, para se alinhar ao discurso bolsonarista.



Ao ser questionado sobre como avalia o cenário político, o vereador disse que está pronto para concorrer. “Preparado, maduro e querendo uma oportunidade para se mostrar como é que se trabalha”, disse Chico Preto.

O vereador Sassá da Construção Civil, que é pré-candidato à prefeitura pelo Partido dos Trabalhadores (PT), afirmou que caso seja eleito vai trabalhar para a geração de emprego. “Sou pré-candidato,  avalio propostas para a geração de emprego, melhorias na saúde, transporte e educação”, disse o vereador.

O vereador Hiram Nicolau (PSD) anunciou no dia 26 de novembro a pré-candidatura à prefeitura de Manaus e afirmou, durante uma plenária que vai seguir como candidato dentro da sigla. "Peço à presidência do partido que faça as prévias. Iremos sentar e discutir os problemas e as soluções de Manaus", afirmou o parlamentar.

O vereador Carlos Portta (PSB) sinalizou interesse em ser candidato como prefeito, durante um discurso na tribuna da CMM no dia 10 de dezembro. Ao A CRÍTICA, o parlamentar disse que o partido deve se posicionar este ano em cenário local. "Eu coloco o meu nome à disposição do partido e à população de Manaus", disse o vereador.

O deputado Estadual, Serafim Corrêa, que também é do PSB, preferiu não se pronunciar sobre a fala de Portta. E em relação à candidatura dele, disse à reportagem que "o partido tomará suas decisões no momento próprio".

No calendário eleitoral consta que no dia 1º de abril vai ser o início da propaganda do TSE para incentivar a participação feminina nas eleições. Além do incentivo para a participação de jovens e da comunidade negra na política, bem como esclarecer os cidadãos sobre as regras e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.

A deputada estadual Alessandra Campelo (MDB) não dispensa a possibilidade de concorrer ao pleito municipal. Ao A CRÍTICA, a parlamentar disse que sente preparada para administrar a capital.

“Quem vai decidir é o meu partido. Mas acredito que talvez seja a hora de um olhar que tenha conhecimento técnico, mas que tenha também uma sensibilidade feminina para dar mais atenção para as pessoas e para os problemas da nossa cidade, como a questão da saúde”, disse a parlamentar.

O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) disse que se coloca à disposição do partido para concorrer às eleições. O parlamentar acrescentou que em Manaus se devem enfrentar problemáticas como a falta de mobilidade urbana e o crescimento demográfico. “Não é permitido mais se construir uma cidade com invasões. Isso cobra uma manutenção da máquina muito maior”, disse o deputado

O ex-deputado federal e presidente do Diretório Regional do Partido Democrático Trabalhista (PDT-AM), Hissa Abrahão, disse que a sigla ainda está debatendo internamente para definir a escolha do candidato. “O PDT, provavelmente, terá candidatura própria, nomes ainda serão definidos”, disse.

O vice-governador Carlos Almeida (PRTB) negou possível candidatura ao pleito municipal. A assessoria do vice informou que o sigla vai decidir em âmbito nacional em relação ao candidato e afirmou que Carlos Almeida vai atuar, especificamente, nas questões do Estado.

Deputados federais

O deputado federal Marcelo Ramos (PL) também disse que não pretende se candidatar para a prefeitura. O parlamentar afirmou que está concentrado no atual mandato eleitoral. “Tenho uma grande missão com o povo brasileiro que é aprovar a PEC da segunda instância e eu não vou dispersar dessa missão por conta de pensamentos eleitorais”, disse o parlamentar.

O Partido Republicanos (PRB) pode lançar dois candidatos para concorrerem à prefeitura nas eleições municipais de 2020. Os deputados federais Capitão Alberto Neto e Silas Câmara são as apostas do partido para o pleito de Manaus. A informação foi confirmada por Silas Câmara, dizendo que o cenário está favorável pra propostas que tenham credibilidade e viabilidade aos olhos da população.

De acordo com Silas Câmara, a cidade de Manaus precisa de uma atenção maior na pasta de infraestrutura. “Vou oferecer à população uma campanha propositiva onde a mobilidade urbana, segurança pública, saúde, educação e infraestrutura sejam vistas como desafios que têm solução”, disse o pré-candidato.

O Capitão Alberto Neto disse que é uma opção da ‘direita’ para administras Manaus. “Estou focado no meu mandato de deputado federal, mas estou a disposição para servir o povo Manauara. Militar não tem mandato, tem missão”, afirmou.

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador João Simões, afirmou que o órgão tem se preparado para as eleições municipais, por se tratar do pleito em que há o maior número de candidatos.

 “As eleições nos municípios demandam mais esforço quantitativo, tanto de pessoal quanto de estrutura. É importante que os candidatos façam as suas convenções. Sejam aprovados pelos partidos e registrem essas candidaturas para que a gente possa examiná-los”, disse o desembargador.

Calendário 2020

16/06 Previsão de divulgação pelo TSE do valor do Fundo Especial de Financiamento de Campanha .
16/08 Data que será permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet
04/10 Dia do primeiro turno
25/10 Dia do segundo turno
18/12 Último dia para diplomação dos eleitos 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.