Segunda-feira, 10 de Agosto de 2020
MUDANÇAS

Após deixar a prisão, secretária de Saúde do Amazonas é exonerada

Além de Simone Papaiz, outras duas pessoas presas pela Operação Sangria com cargos no Governo do Estado foram exoneradas: João Paulo Marques e Alcineide Pinheiro



simone_408EC2B0-9401-44FA-AFAF-F10545345E3E.jpg
06/07/2020 às 17:29

A então secretária de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, foi exonerada pelo Governo do Estado. A exoneração acontece no primeiro dia útil após ela deixar a prisão, onde ficou por cinco dias após a Operação Sangria, da Polícia Federal, ser deflagrada. Simone deixou a cadeia no domingo.

A operação que culminou na prisão da secretária investiga a suspeita de superfaturamento na compra de ventiladores pulmonares. Além dela, outras duas pessoas presas na operação foram exoneradas pelo Governo do Estado: o procurador-chefe da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), João Paulo Marques, que antes foi secretário-executivo da Susam; e a gerente de compras da Susam, Alcineide Figueiredo Pinheiro.



A edição especial do Diário Oficial do Estado traz também a exoneração de Daniela Assayag, que pediu para deixar a Secretaria de Estado da Comunicação neste domingo, após  ter sido acusada, por membros da CPI da Saúde, de participação na venda de respiradores ao Estado. 

Na última semana, membros da CPI da Saúde afirmaram que o marido de Daniela Assayag, o médico Luiz Carlos Avelino Júnior, seria proprietário da empresa Sonoar, que vendeu ventiladores pulmonares à empresa FJAP Cia Ltda, a responsável final pela revenda dos produtos ao Estado. Após a acusação, a secretária foi a público afirmar que o marido não era sócio da empresa, mas que apenas manifestou interesse na compra  e, após pagar a primeira parcela, desistiu do negócio. 

Segundo o Governo do Estado, assumem, interinamentem, a Secom e a Susam, Cristiane Motta e Marcellus Campelo, ambos secretários-executivos de suas respectivas pastas. 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.