Monumento que homenageia skatista morto pela Covid-19 sofre vandalismo
Skate park Ulysses Boca, em homenagem ao jornalista e skatista Ulysses Athayde Marcondes, foi inagurado em dezembro

O monumento que homenageia o jornalista e skatista Ulysses Athayde Marcondes, localizado no parque municipal Ponte dos Bilhares, na zona Centro-Sul, vem sendo alvo de vandalismo desde o último domingo, dia 28 de fevereiro. O skate park Ulysses Boca, dedicado à prática do esporte, foi inaugurado e entregue à população no dia 27 de dezembro do ano passado pela Prefeitura de Manaus.
Segundo informações da esposa do skatista falecido por complicações causadas pela Covid-19, Maria Caroline Marcondes, a placa de metal do monumento foi roubada no domingo. Por receio de furto, ela conta que o busto confeccionado em homenagem ao skatista foi retirado por amigos dele na terça-feira, 2. Já o skate, a Prefeitura de Manaus afirma ter retirado a peça.
“Em menos de três meses, furtaram tudo. Levaram as placas no domingo e depois levaram o skate no dia de ontem. Ainda a pouco, eu soube que os meninos do skate, amigos do Ulysses, se reuniram ontem à noite e pegaram o busto para guardar porque senão iriam roubar”.
Além de jornalista, Ulysses Athayde era praticante do esporte e foi um dos idealizadores do projeto de construção do skate park, que teve também sua consultoria. Para Maria Caroline, o espaço está sendo abandonado pela atual gestão municipal.
“Meu marido trabalhou na Prefeitura de Manaus por 14 anos e lutou muito pela construção da pista, mas está abandonada. Não tem segurança! Não tem guarda municipal!. É de partir o coração, o Ulysses correu muito atrás da revitalização desse parque”.
Posicionamento
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), informou, em nota, que um Boletim de Ocorrência (BO) foi feito para registrar os atos de vandalismo.
Conforme a PMM, antes mesmo do ocorrido na pista de skate, "a Semmas já vinha preparando uma programação para a revitalização do parque, com uma equipe do Departamento de Arborização e Sustentabilidade da secretaria, desde segunda-feira, 1º/3, atuando no local com ações de roçagem geral da área, capinação nas pistas de caminhada, poda de árvores, entre outros serviços", ressaltou em comunicado.
A Semmas informou ainda que parte da homenagem feita ao jornalista, como o busto e skate, foi retirada do local pela Prefeitura de Manaus, com apoio da Guarda Municipal, para que os vândalos não furtassem o restante das peças. Segundo a pasta, elas serão colocadas novamente durante o processo de revitalização do parque.