Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020
JULHO SEM PLÁSTICO

Campanha mostra como destinar corretamente resíduos gerados em casa

O que fazer com os plásticos não recicláveis será o tema central das ações organizadas nas redes sociais durante a semana de 26 a 31 de julho



plastico_A0B27A07-A5E0-4C2A-AC8D-6478F3CD0410.JPG
27/07/2020 às 12:07

Depois de mostrar como diminuir os resíduos plásticos, os benefícios dos reutilizáveis em comparação aos descartáveis e apontar as vantagens da compostagem para a redução do uso de plásticos, a Liga Zero Descartável programa para a última semana de julho o compartilhamento de uma série de informações sobre como destinar corretamente os resíduos separados em casa.

O que fazer com os plásticos não recicláveis será o tema central das ações organizadas nas redes sociais durante a semana de 26 a 31 de julho. Para tratar desse tema, estão agendadas lives para detalhar assuntos como “Que plástico vai para a reciclagem”, “Desafios no descarte e destinação de bitucas de cigarro” e “Comportamento ao ar livre e o plástico”. Toda a programação pode ser acompanhada no site da campanha ou no perfil da Liga Zero Descartável no Instagram, onde estão gravadas todas as lives realizadas neste mês.



A mobilização, que iniciou no dia 1º de julho, já alcançou pelo menos 1,5 milhão de pessoas apenas em uma rede social. A campanha Desafio Zero Descartável, que faz parte da mobilização mundial Julho Sem Plástico, propõe aos brasileiros de Norte a Sul do país a prestarem mais atenção aos resíduos plásticos que geram e refletirem sobre sua destinação e reaproveitamento. O desafio deste ano, chamado Plástico Social, convida os participantes a armazenar todo plástico gerado em casa durante este mês.

“Nesta semana queremos mostrar o que fazer com os resíduos armazenados neste período. Será que aquele plástico que a indústria nos diz que é reciclável será realmente reciclado? Quais os fatores que precisam ser levados em conta para a reciclagem? E se não é reciclado, para onde vai esse material? Que embalagens não recicláveis podemos evitar? Esses são alguns assuntos que vamos mostrar durante esta última semana de campanha”, explica Carla Ereno Viero, da Keep Eco, uma das empresas integrantes da Liga.

O problema do plástico

O Brasil participa da mobilização mundial pelo Julho Sem Plástico pelo terceiro ano consecutivo. Segundo um estudo da WWF, o país é quarto do mundo que mais gera lixo plástico, só perdendo para Estados Unidos, China e Índia. Em solo brasileiro, apenas 1,2% de todo plástico gerado é realmente reciclado e somos os responsáveis por 27 mil toneladas de plásticos que vazam para o oceano por dia.

Ainda não há um estudo medindo a quantidade aproximada, mas sabe-se que o isolamento social necessário para o combate à pandemia da Covid 19 fez aumentar o uso de plásticos descartáveis, especialmente por conta de serviços de entrega de comida e necessidade de proteção individual contra a doença. Mas a pandemia não deve ser usada como desculpa para o aumento do consumo de plástico descartável quando este não for absolutamente necessário. 

“Já há uma declaração, assinada por mais de 120 especialistas de 18 países, afirmando que utensílios reutilizáveis, quando bem higienizados, são seguros para uso e não aumentam o risco de transmissão. Portanto, não há necessidade de aumentar o uso de descartáveis agora”, lembra Gabriella Guimarães, da Inspira Verde. 

Sobre a Liga Zero Descartável 2020

A Liga é a união de instituições e marcas brasileiras que atuam rumo à uma sociedade com menos plástico descartáveis, evitando-os quando possível ou trocando por opções duráveis para reduzir a poluição global do meio ambiente, do ar, terra e água.

Os realizadores da iniciativa são as instituições e marcas: Beegreen – Sustentabilidade Urbana (@beegreenbr), Ciclo Vivo (@ciclovivo), eCycle – Sua Pegada Mais Leve (@portalecycle), Keep Eco – Embalagens Ecológicas (@keep.eco), Inspira Verde (@inspira.verde), Instituto Lixo Zero Brasil (@institutolixozerobrasil), Majuí Comunicação (@majuicomunica), Menos 1 Lixo (@menos1lixo), Meu Copo Eco (@meucopoeco), Mundo Sem Bitucas (@mundosembitucas), PorQueNão? (@porquenao.midia), Positiv.a (@positiv.a),  Quero Neutralizar (@queroneutralizar), Rastro Sustentabilidade (@rastro.eco.br) e Route Brasil (@routebrasil).

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.