Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
CENÁRIO

Presidente do Sul América diz que clube está fora da Segundona

A desistência foi protocolada na última quinta-feira (17) e nova tabela sem o Trem da Colina está sendo feita e deve ficar pronta nesta quarta-feira (23)



119953186_10224099869789039_1376511375554169347_o_25BE5103-5E3E-42B2-A329-FA94AE285E0E.jpg Foto: Divulgação
21/09/2020 às 17:51

O presidente do Sul América, Luix Costa disse em entrevista ao A Crítica, que o Sul América está fora do Campeonato Amazonense da Série B e do Campeonato Amazonense feminino de 2020, o motivo: o clube não terá condições de arcar com os custos para os testes de Covid-19 dos atletas e do quadro móvel, que inclui as despesas de gandulas, maqueiros, ambulância, delegado, policiamento e arbitragem.

“As pessoas que participaram da reunião falaram que o diretor de competições, o Ivan Guimarães, disse que iria arcar com os testes de Covid, mas apenas com uma parte do teste, se você ler o artigo 13, diz que os clubes são responsáveis por testes de gandula, maqueiro e arbitro, e eu não concordei com isso, já que vão pagar, que tirassem esse item, mas não quiseram tirar, é mais fácil retirar o Sul América, sem problema nenhum, a gente espera um ano”, afirmou Luiz.



Luiz afirma que o clube sempre foi contra à realização da Segundona e até deu sugestões de como seria mais benéfico um campeonato na sua opinião: “A posição do Sul América sempre foi que no momento, em 2020, não tem porquê fazer futebol, não sei o motivo deles quererem fazer a Série B, sendo que nem terminaram a Série A. A gente acha que não vai trazer benefício nenhum para o Amazonas a realização dessa segunda divisão, era mais viável fazer uma Série A em 2021 com 14 ou 15 clubes, quem quisesse participar e na primeira metade do campeonato já eliminava metade dos clubes”, disse o presidente do Trem da Colina.

Um dos maiores problemas em tempos de pandemia para os clubes de futebol, ainda mais para aqueles que não estão nas primeiras pratilheiras da modalidade, é a falta de investidores, tanto no setor público, como no setor privado. Luís comenta que hoje o Sul América não conta com nenhum patrocinador, que isso não é exclusividade do seu time e teme sobre o que pode ocorrer caso haja algum caso de coronavírus durante a Série B.

“Hoje não temos torcedor, não temos renda, ninguém patrocinar time nenhum, pois nenhuma empresa tem dinheiro sobrando, crise, pandemia, problemas de saúde por Covid aumentando, já parou pra pensar se algum clube desses, sem recurso, aparece com seis, sete atletas infectados, e se algum desses atletas acabar perdendo a vida, o que vai acontecer, todos nós vamos só pegar porrada”, afirmou o cartola.

Federação irá arcar com os testes dos atletas

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) através do seu diretor de competições, Ivan Guimarães, afirmou que o Sul América entrou com um pedido de desistência na última quinta-feira (17), e que uma nova tabela, sem o Trem da Colina, está sendo preparada e deve ficar pronta até a próxima quarta-feira (23). Ivan também disse que a entidade irá arcar com 20 testes para cada clube antes da realização de cada rodada do Campeonato Amazonense.

“O Sul América entrou com um pedido de desistência do Campeonato Amazonense da Série B e do Campeonato Amazonense feminino na quinta-feira, pois não concordaram em ter que pagar com o custo do quadro móvel, eu deixei acertado com todos os clubes que iriamos disponibilizar antes de todo início de rodada 20 testes, se o presidente do Sul América acha que não tem condições de segui na competição, nós respeitamos, mas uma nova tabela já sem o Sul América está sendo feita e deve ser divulgada nesta quarta-feira”, disse Ivan Guimarães.

O artigo 13 do regulamento do Campeonato Amazonense da Série B, publicado no dia 27 de agosto, diz que além dos custos com quadro móvel, as despesas com testagem dos atletas serão dos próprios clubes participantes da competição. Perguntado sobre esse detalhe no documento, Ivan disse que em reunião com todos os clubes da Série B foi acertado que a entidade reafirmou que a entidade irá arcar com esses custos de testagem dos atletas.

A primeira rodada da Segundona está prevista para acontecer no próximo dia 17 de outubro, com dois jogos no sábado e um no domingo (18). Clipper e Atlético Amazonense abrem a Série B 2020, às 15h30, no estádio Carlos Zamith, e JC Futebol Clube enfrenta o Tarumã, às 16h, no Floro de Mendonça para concluir os jogos de sábado. Na partida única do domingo, o Rio Negro enfrenta CDC, às 16h, no estádio Ismael Benigno (Colina).

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.