Quarta-feira, 04 de Agosto de 2021
Derrota do Gavião

Pela Série C, Manaus sofre derrota para Altos-PI no ‘apagar da luzes’

Gol que decretou a derrota por 3 a 2 do Gavião Real saiu aos 52 minutos do segundo tempo, três minutos depois da equipe ter conseguido o empate



WhatsApp_Image_2021-06-20_at_17.38.53_534473BF-2ADC-4F29-8908-0453597B50E6.jpeg Foto: Luiz Junior/Altos
20/06/2021 às 17:59

Foi com emoção até os últimos segundos, que o Manaus perdeu para o Altos-PI na tarde deste domingo (20), pelo placar de 3 a 2, no estádio Lindolfo Monteiro, na quarta rodada da Série C. O Jacaré saiu na frente com gols de Betinho e Manoel, ainda no primeiro tempo. Porém, o Gavião do Norte buscou forças e conseguiu o empate com gols de Vanilson aos 5 e Marcelo Augusto, que fez o de empate aos 49 minutos da etapa complementar. Porém, aos 52, Manoel foi às redes mais uma vez e decretou a segunda derrota esmeraldina no certame.

Com a derrota, o Manaus segue no G4, mas agora na quarta posição, ainda somando seis pontos. No próximo dia 26, às 16h (horário local), o Gavião receberá a Tombense-MG, na Arena da Amazônia, pela quinta rodada da Série C. Para o Altos-PI a vitória significou assegurar a liderança do grupo A ao fim da quarta rodada. Empatado com sete pontos com outros dois times (Volta Redonda-RJ e Ferroviário-CE), mas à frente do Voltaço por ter feito mais gols na competição, o Jacaré voltará à campo no dia 25, às 20h (horário de Brasília), para visitar o Botafogo-PB, no estádio Almeidão, em João Pessoa. 



Primeiro tempo

Tomando iniciativa, o Altos demorou apenas dois minutos para conseguir um corner pelo lado direito do ataque. Após cobrança de escanteio do lateral Gean, o zagueirão Rafael Araújo tentou testar firme, mas a bola saiu sem direção para a linha de fundo. Aos oito, com rápida descida pelo lado direito, Gean cruzou rasteiro para dentro da área, a bola passou com perigo, mas saiu pela lateral oposta do ataque do Jacaré. Não conseguindo encaixar a marcação no seu lado esquerdo da defesa, o Manaus seguiu oferecendo oportunidades ao time da casa por aquele setor do campo. Aos 12, outra vez em cobrança de escanteio, Gean mandou no meio da área, Manoel subiu sem marcação e testou firme, mas o goleiro Renan Rocha, bem posicionado, defendeu em dois tempos. 

Mesmo com o forte calor em Piauí, a primeira tentativa esmeraldina de fazer o goleiro Mandragon suar saiu apenas aos 15 minutos. Após bate e rebate fora da área, o atacante Vanilson tentou surpreender Mandragon do meio da rua, mas a bola saiu fraca e fácil para o arqueiro do Jacaré. Antes da parada técnica, partida ficou mais burocrática, com ambas as equipes perdendo em intensidade. Mesmo assim, a equipe da casa ainda conseguiu ser superior e achando espaços pelo lado direito com o lateral Gean e o atacante Klenisson.

Com a volta da parada técnica, o Manaus conseguiu se soltar um pouco mais na partida. Aos 36, Anderson Paraíba tocou em profundidade pelo lado direito para Edvan, que cruzou no segundo pau e acho Diego Rosa, o atacante escorou para a pequena área, na tentativa de buscar o centroavante Vanilson, mas o zagueirão do Altos veio primeiro e afastou o perigo. Com mais espaços e explorando a sua arma pelo lado direito, o Altos chegou ao primeiro gol. Após passe de Klenisson por trás da defesa, Betinho saiu de cara com Renan Rocha e chutou com autoridade para colocar a bola no fundo das redes.

Pênalti duvidoso

Aos 50, em lance contestável da arbitragem, o árbitro Roger Goulart marcou pênalti para o Altos, em lance aonde o meia Gabriel Davis calçou o atacante Roger Gaucho que, aparentemente, recebeu a entrada fora da área. Na cobrança, Manoel chutou no canto direito, Renan Rocha ainda acertou o lado, mas a pelota foi parar no fundo das redes.

Preocupação

Com cinco minutos do primeiro tempo, o zagueiro Luis Fernando acabou saindo lesionado, levando a mão no joelho esquerdo. Com isso, o beque acabou dando entrada para a estreia de Marcelo Augusto. O zagueiro ficou no banco recebendo gelo no local.

Segundo tempo

Precisando correr atrás, o Manaus conseguiu descontar ainda aos cinco minutos. Vanilson aproveitou erro da defesa do Altos, chutou com a perna esquerda, ainda contou com o desvio do zagueiro e diminuiu o marcador no ‘Lindolfinho’. Aos nove, Roger Gaúcho conduziu pelo centro, tocou para Manoel que tentou chutar de fora da área, mas a bola saiu por cima da meta do goleiro Renan Rocha. Aos 11 e 12, quase o terceiro do time da casa. Em duas jogadas de perigo na cobrança de escanteio, primeiro foi com o atacante Betinho, que cabeceou forte e obrigou Renan Rocha a fazer grande defesa. Um minuto depois, também por escanteio no lado direito, foi a vez do zagueiro Rafael Araújo tentar de cabeça, a bola desviou em Marcelo Augusto e bateu na trave. 

Ainda na bola parada, desta vez em cobrança de falta, Thiaguinho mandou uma ‘bomba’ do meio da rua, a bola foi no meio do gol e Renan Rocha defendeu com segurança. Antes da parada técnica, o Altos passou a esperar o Manaus para tentar buscar o contra-ataque. Na volta da parada, com 31, Rafhael Lucas tocou para Philip pelo corredor no lado direito, o atacante infiltrou em direção à grande área, voltou a pelota para Rafhael, que chutou, mas a bola saiu sem força pelo lado esquerdo de Mandragon.

No ‘apagar das luzes’

E se a criação não estava dando certo, a bola parada do Gavião Real salvou. Já nos acréscimos, aos 49 minutos, Marcelinho cobrou escanteio no primeiro pau, o zagueiro Marcelo Augusto subiu com estilo e desviou no canto oposto de Mandragon, que só pôde observar a bola no fundo do gol. Porém, no último lance da partida, Roger Gaúcho recebeu na entrada da área, tocou para Thiaguinho na esquerda, que colocou rasteiro para a área o artilheiro Manoel conseguiu se antecipar e decretar a vitória do Jacaré.
 
Ficha Técnica

Altos-PI 3 x 2 Manaus (4ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série C)
Local: Lindolfo Monteiro
Data: 20 de junho de 2021, domingo
Horário: 15h00

Árbitro: Roger Goulart (RS)
Gols: Betinho (40’, 1ºT) e Manoel (52’, 1ºT e 52’, 2ºT) – (AAA); Vanilson (5’, 2ºT) e Marcelo Augusto (49’, 2T)

Cartões amarelos: Cesinha, Ray, Roger Gaúcho, Leandro Amorim, Rafael Araújo (AAA); Philip, Dudu Mandai - (MFC)
Cartão vermelho: 

Altos-PI: Mandragon; Gean, Rafael Araújo (Lobo), Leandro Amorim e Thiaguinho; Dos Santos (Lucas Campos), Ray (Jardel), Manoel; Klenisson (Cesinha), Roger Gaúcho e Betinho (Juninho Arcanjo)
Técnico: Marcelo Vilar

Manaus: Renan Rocha; Edvan, Luis Fernando (Marcelo Augusto), Spice e Dudu Mandai; Vinicius Barba, Allan Dias (Gilson Alves) e Gabriel Davis (Philip); Anderson Paraíba (Rafhael Lucas), Diego Rosa (Marcelinho) e Vanilson
Técnico: Marcelo Martelotte

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.