“Investimento significativo”, afirma Wesley Couto sobre contratações do Amazonas FC
Com 21 atletas acertados para o Estadual, presidente da Onça Pintada afirma que o primeiro objetivo da diretoria é conquistar as vagas nas competições nacionais de 2021

O presidente do Amazonas FC, Wesley Couto, conversou com a reportagem do A Crítica sobre o processo de montagem do elenco para o Barezão 2020 e 2021. Logo de bate-pronto, o dirigente foi questionado se a pandemia tem atrapalhado na hora de fechar contratações. Reconhecendo o atual cenário, o mandatário da Onça respondeu.
“Isso reflete em todos os segmentos, inclusive no esporte. O que nos cabe é tomar todas as medidas e protocolos possíveis de prevenção, como testagem e exames médicos. Sabemos que o problema da Covid-19 é uma questão mundial de saúde, na qual o nosso estado vem sendo massacrado pelo grande índice de contaminação”, definiu o cartola.
Segundo apuração da reportagem, o clube aurinegro já acertou com 21 jogadores para a temporada, além do técnico Ruy Scarpino. Mesmo com as aquisições de atletas com o currículo forte - levantando Copa do Brasil e Libertadores -, Wesley Couto não considera que o Amazonas esteja fazendo um ‘investimento muito alto’ e definiu:
“Hoje se especula que o Amazonas está fazendo um investimento muito alto, mas a verdade é que nem é tanto assim. Tá fazendo um investimento significativo. Primeiro, a gente tá querendo conquistar a competição nacional deste ano através do Campeonato Amazonense de 2020, para depois a gente pensar no Estadual de 2021. O que precisamos focar agora é ter o mínimo de estrutura necessária para competir de igual para igual”, frisou o mandatário da Onça.
Dispensando qualquer rótulo de favoritismo por conta da existência de equipes mais tradicionais no certame estadual, o presidente do Amazonas continuou.
“A gente não se considera favorito porque no campeonato, existem equipes tradicionais do futebol amazonense como o Princesa, Nacional, Fast, São Raimundo, o próprio Manaus. Então a gente crê que vamos fazer uma boa competição, mas a gente não se considera favorito”, disse.
Sangue novo
Sensação do futebol baré desde a sua fundação, o Amazonas FC não teve problemas para bater de frente com as grandes equipes do Estado. Conquistando o título da Série B contra o São Raimundo - em 2019 - e não perdendo nenhuma partida na primeira divisão para equipes como Nacional, Fast, Princesa e Penarol, a Onça Pintada só veio conhecer sua primeira derrota quando foi goleada por 4 a 1 para o Manaus, na final do primeiro turno do ‘cancelado’ Barezão de 2020.
Sendo o Gavião do Norte um time recente do futebol amazonense, Wesley foi perguntado se este novo surgimento de equipes pode tirar o protagonismo das ‘velhas raposas’. Sobre isso, o cartola respondeu:
“Eu acho que não. Acredito que todos os outros ainda têm força, mas a dificuldade financeira prejudica. Pode ser que a gente esteja vivendo uma nova fase do futebol amazonense, onde as outras equipes estão deixando de serem protagonistas, mas talvez, a organização fora de campo esteja prevalecendo, assim como dentro de campo. O que a gente vem fazendo é se organizar dentro de um planejamento, dando toda a estrutura para os atletas, dando moradia, oferecendo boas condições de trabalho, pois a gente sabe que tudo isso influencia na performance”, concluiu.
Pontapé inicial
O Amazonas FC estreia no Campeonato Amazonense 2020 contra o Nacional, no próximo dia 10 de fevereiro, às 16h, com local a ser definido pela Federação Amazonense de Futebol (FAF). Além do Leão da Vila Municipal, a Onça Pintada ainda terá o Manaus e o Penarol como adversários na fase de grupos do Barezão. A equipe ainda não tem uma data definida para a apresentação do plantel.
Confira o elenco do Amazonas FC até o momento:
Goleiros: Rafael Kahn, João Paulo, Oliveira e Guanair Jr
Laterais: Romarinho, Magno, Thiago Pereira, Maxwell e Felipe Emanuel
Zagueiros: Alan Ferreira, Murilo Gomes, Lucas Rafael e Mário Pierre
Volantes: Adriano Pagode e Otávio
Atacantes: Rodolfo Periali, Pedro Igor, Tiago Amaral, Marion, Lucas Fabrício e Gabriel Renan