Quinta-feira, 18 de Abril de 2019
publicidade
Lucas_D775C8B0-A24F-4C9D-90B8-DC471632E3C0.jpeg
publicidade
publicidade

PARALÍMPICO

Após medalhas no Circuito Loterias Caixa, paratletas do Amazonas miram o ParaPan

Lucas Manoel, do halterofilismo, e Simplício Campos, da natação, foram destaques na competição. Agora eles querem vaga para os Jogos ParaPan Americanos


20/03/2019 às 11:29

Os representantes paralímpicos do Amazonas nas modalidades natação, atletismo e halterofilismo trouxeram 38 medalhas, no total, do Circuito Loterias Caixa - Regional Norte Nordeste, que aconteceu no último final de semana, em João Pessoa, na Paraíba. Entre grandes resultados, os atletas Lucas Manoel, do halterofilismo, e Simplício Campos, da natação, foram destaques por conquistarem grandes marcas na competição. A meta dos dois agora é conseguir a vaga para os Jogos ParaPan Americanos deste ano, no Peru. 

Apesar de muito jovem, Lucas Manoel (Júnior, até 49kg) já conquistou recordes e vários títulos na carreira. Nesta edição do Circuito Caixa, ele bateu a própria marca, atingindo 120kg, um recorde brasileiro e também das Américas, e foi medalhista de prata na categoria Adulto.  Além dele, os atletas de halterofilismo, Eduardo Dantas (adulto, até 49kg) foi bronze, Maria de Fátima (até 67kg) foi ouro, Daniel Ferreira também foi ouro (Júnior, até 72kg) e José Ricardo (até 107kg) foi bronze.

“Foi uma ótima competição. O Lucas está buscando a vaga para o Pan, melhorou a marca, e cinco de sete atletas que foram à competição, do halterofilismo, medalharam. Nossa atleta Maria de Fátima venceu na sua primeira competição; ela tem potencial, um bom futuro no esporte”, destacou o técnico da equipe, Getúlio Filho.

No atletismo, o Amazonas conquistou 19 medalhas, entre elas, quatro de ouro e quatro de bronze. Das meninas que viajaram representando suas escolas estaduais, Geovana Sousa venceu em três provas, 100m, 200m e 400m rasos; Clarice Yaeko venceu no lançamento de disco e conquistou o bronze no dardo e arremeso de peso, e Camili Vitória foi bronze no lançamento de dardo e disco. 

Simplício Campos brilhou na natação, conquistando quatro medalhas: ouro nos 100m peito, nos 200m medley, prata nos 100m borboleta e bronze nos 50m livre, conquistando três índices para a etapa nacional da competição, que será em maio, mas ele quer mais. “Em maio, será uma derradeira seletiva para o Para-Pan, e quero atingir o índice para estar lá, representando o Brasil. Acredito que vou conseguir”, disse. Além de Simplício, o nadador Jean Dias ganhou a prata nos 400m livre.

Frases

"Fiz a marca de 1’29”, e o índice para o Pan é 1’22”. Estou confiante que vou conseguir e, por isso, concilio trabalho e treinos. Minha motivação é a honra de representar o país", Simplício Campos, paratleta.

 "Sabemos que eles precisam se manter competindo  porque o nível das competições só aumenta", Getúlio Filho, Técnico de halterofilismo.

publicidade
publicidade
Karateca amazonense realiza últimos preparativos para disputa na Bolívia
Sub-9 da Inter Academy AM busca surpreender em torneio sul-americano
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.