Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019
CENTENÁRIO

Theatro Municipal do Rio faz concerto em homenagem a Claudio Santoro

Programa do espetáculo deste domingo (16) inclui o ciclo "Canções de amor", com versos de Vinicius de Moraes



WhatsApp_Image_2019-06-13_at_18.57.08_A31E1982-3206-4B98-AFC8-1733E90B6C32.jpeg As ‘Canções de amor’ foram transcritas para orquestra de cordas por Marcelo de Jesus (GuiMaia/Divulgação)
16/06/2019 às 02:14

Uma das mais importantes casas de ópera do Brasil também vai render sua homenagem ao centenário de nascimento do compositor amazonense Claudio Santoro. Executado pela Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o concerto “Santoro 100 anos: prelúdios e canções de amor” acontece neste domingo (16), na capital fluminense, com regência e direção musical do maestro Marcelo de Jesus, titular da Orquestra de Câmara do Amazonas e maestro adjunto da Amazonas Filarmônica. 

O programa do espetáculo contempla obras que Santoro compôs entre os anos 1950 e 1981, entre elas “Ponteio”, “Canto de Amor e Paz”, “Mini Concerto Grosso”, além dos ciclos “Prelúdios” e “Canções de Amor” – este último terá a participação da soprano Flávia Fernandes. 

“Faremos algumas das obras mais emblemáticas e representativas do Santoro, como ‘Canções de amor’, que talvez seja a mais conhecida dele por ter versos do Vinicius de Moraes”, comenta o maestro, que transcreveu essa partitura para orquestra de cordas especialmente para o concerto.

Na apresentação deste domingo, o público carioca ainda vai conferir um bis duplo especial. “No primeiro, vamos tocar ‘One minute play’, que ele compôs para ser uma peça de bis super divertida porque mexe com o virtuosismo da orquestra, que tem que tocar a música em um minuto. Vai ser a estreia dessa obra aqui no Rio, mas em Manaus já fizemos várias vezes com a Orquestra de Câmara”, completa Marcelo.

O segundo bis será outra das canções de Claudio Santoro, “Meu amor me disse adeus”, que deu origem a um tema da ópera “Alma”, apresentada no Festival Amazonas de Ópera deste ano. “Quando falei dessa canção num dos ensaios com a orquestra do Theatro Municipal todos ficaram interessados e resolvemos inserir no programa. ‘Alma’ ainda não saiu de mim!”, brinca o maestro.

Reconhecimento

O concerto “Santoro 100 anos” marca o retorno de Marcelo de Jesus ao Theatro Municipal, onde já havia trabalhado como assistente do diretor artístico, cargo então ocupado pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, hoje titular da Amazonas Filarmônica. “Conheço a orquestra e os músicos porque tenho uma relação antiga com eles, desde o fim dos anos 90. De lá para cá já fui convidado para reger alguns trabalhos, entre eles a ópera ‘Tosca’”, conta ele.

Marcelo se diz honrado pelo convite para participar da celebração ao centenário de Claudio Santoro no Rio. “Todas as orquestras vão fazer pelo menos um concerto dedicado a ele. A Filarmônica de Goiás vai gravar as suas sinfonias e a de Minas Gerais também está dedicando boa parte da programação ao compositor. É um momento importantíssimo e mais do que merecido. Santoro é, com certeza, um dos nossos maiores compositores, ao lado de Villa-Lobos, Carlos Gomes e Camargo Guarnieri. Ele tem uma música de muita qualidade. Realmente é um gênio que transitou por vários tipos de escrita musical”.

Concertos pelo Brasil

Claudio Santoro será o homenageado do 50º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, no interior de São Paulo. O evento acontece entre os dias 29 de junho e 28 de julho e também vai celebrar os 40 anos da inauguração do auditório que leva o nome do compositor amazonense. A programação inclui, dentre outras obras, a execução da “Sinfonia nº 9” pela Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e da “Sinfonia nº 10” pela Orquestra Filarmônica de Goiás.

Outra homenagem ao centenário vai acontecer durante o 29º Seminário Internacional de Dança de Brasília, marcado para acontecer em julho na capital federal. O evento foi criado por Gisèlle Santoro, viúva do maestro, e neste ano incluirá uma apresentação de gala com coreografias para músicas do compositor, com direito a participação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

Receba Novidades

* campo obrigatório
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.