Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020
ONLINE

Projeto "Corpo Criador" ganha versão virtual

Programa de experimentação corporal une jogos teatrais, dança e pitadas de yoga por meio de plataforma de transmissão online



1798564_828ED34A-FD84-447E-91FB-D7883F44F801.jpeg Serão cinco semanas de aulas práticas pelo aplicativo Zoom, iniciadas a partir do dia 25 do próximo mês (Foto: Cássio Gross/Divulgação)
30/07/2020 às 15:55

Idealizado como uma oficina itinerante de experimentação corporal, que une movimento e teatro, “O Corpo Criador” ganha em agosto um programa online, por conta da pandemia do novo coronavírus. Serão cinco semanas de aulas práticas pelo aplicativo Zoom, iniciadas a partir do dia 25 do próximo mês. O lançamento do curso acontece neste sábado (01), às 20h (horário de Brasília), no perfil do Instagram @ocorpocriador.

A transmissão ao vivo será comandada pela atriz e jornalista Geísa Fröhlich e pela artista e produtora cultural Naiah Reis, responsáveis pelo projeto. Segundo Geísa – criadora e facilitadora do movimento – na live serão apresentados todos os detalhes do programa, desde vagas a valores, assim como as informações sobre a aula magna, prevista para acontecer de forma gratuita na segunda (03).



“É a nossa maneira de retribuir ao universo todo o movimento de amor e arte que esse projeto tem realizado em várias partes do Brasil. Sabemos que teatro é troca e presença, mas por que não nos adaptarmos a essa realidade que nos assola e aproveitar este momento para não perdermos a conexão?”, detalhou.

A atriz e jornalista Geísa Fröhlich

A artista – que dá aulas de teatro há 16 anos – pontua que todas as pessoas que queiram experimentar a arte como ferramenta de autodescoberta podem participar do curso. De acordo com Geísa, “O Corpo Criador” parte da ideia de que cada participante desenha sua história no espaço, a partir do seu movimento. 
“É uma dança teatro, uma dramaturgia corporal. A gente vai despertando esse corpo físico – que também é emocional – por meio de jogos teatrais, princípios da dança e do corpo (como yoga) e também por meio da escuta de si, dos nossos pensamentos e emoções. Tudo que passa por nós fica na gente de alguma forma”, ressaltou.

Geísa deixa claro que a proposta do curso não é que o participante “aprenda” e sim que experimente seu corpo como um lugar sagrado, que pode levá-lo a um belo encontro com sua luz e suas sombras. “Isso pode ser dançado, compartilhado. A gente chora e se diverte. A arte cura, transmuta e nosso corpo é a nossa vida”, enfatizou.

Na Net

Desde o início do período de isolamento social devido à pandemia, “O Corpo Criador” tem sido promovido por alternativas virtuais, como aulas isoladas online, lives e podcasts. A série de entrevistas estreou no Spotify recentemente. 

São cinco episódios com reflexões sobre ser no mundo, a partir de conversas com especialistas na área de corpo, profissionais que auxiliaram a idealizadora do projeto e foram essenciais em sua construção pessoal e profissional. “Com a internet, nosso trabalho se potencializou por meio das redes sociais. Hoje, o projeto virou uma Trupe”, destacou a artista.

 
 

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.