Quinta-feira, 02 de Dezembro de 2021
Documentário

Documentário em série sobre Joaquim Marinho  é lançado no YouTube

A série conta a história de vida de Joaquim Marinho e de como ele criou e manteve uma grande rede de cinemas de rua que movimentaram o Centro Histórico de Manaus, por mais de duas décadas



8acfef56-38ca-436f-a0b4-f962c83956e5_A9F9EBDF-6DEA-4BFA-A3F5-92A5B6FFFA2B.jpg Foto: Divulgação
22/10/2021 às 12:36

‘Sol, Pipoca e Magia’ é uma websérie em dez capítulos que conta a trajetória do radialista, Joaquim Marinho que também foi secretário de turismo, jornalista, produtor cultural e dono de uma rede de salas de cinema no Centro de Manaus. A produção do grupo, Planos Em Sequência estreia nesta sexta-feira (22), no canal do coletivo no YouTube.
 
O projeto contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2020/ Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do governo federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.
 
A série conta a história de vida de Joaquim Marinho e de como ele criou e manteve uma grande rede de cinemas de rua que movimentaram o Centro Histórico de Manaus, por mais de duas décadas.
 
Marinho era português, nascido e criado na cidade do Porto. Ainda muito jovem mudou com a família para Manaus. Seu pai foi intitulado para gerenciar a Beneficente Portuguesa. Na adolescência já era um “agitador cultural” e se apresentava em festas cantando e dublando Elvis Presley. É dele também um dos primeiros programas de rock em uma rádio do Norte do Brasil, ‘A hora do rock’, apresentado pelo ‘King Rock Marinho’.
 
Ele também foi membro do Grupo de Estudos de Cinena (GEC) que reunia ainda Márcio Souza, Cosme Alves Neto, Aldísio Filgueiras e outros. Marinho realizou o Festival de Cinema do Norte que deu reconhecimento ao cineasta pioneiro no Amazonas, Silvino Santos.
 
Já adulto, Marinho se juntou ao amigo de adolescência, Antônio Gavinho, para montarem o seu primeiro cinema, o cine Chaplin. Desse cinema, outros vieram: Cine Grande Otelo, Cine Oscarito Cine Cantinflas, Cine Carmem Miranda e Cine Renato Aragão.
 
 
A ordem dos episódios:
01 – De Portugal para o Brasil
02 – King rock Marinho e GEC
03 – Secretário de Cultura, Turismo e Propaganda
04 – Primeiro Festival Norte de Cinema Brasileiro
05 – Os cinemas antes da Era Marinho
06 – Chaplin, o primeiro cinema
07 – O pequeno Grande Otelo
08 – Oscarito, Cantinflas, Carmem Miranda e Renato Aragão
09 – A chegada dos Shoppings e “Eu quero a nota”
10 – O legado de Marinho

“Por termos produzido as entrevistas em plena pandemia, optamos por colher boa parte dos depoimentos via Zoom, durante os meses de abril a maio de 2021. As entrevistas presenciais foram realizadas posteriores a esse período, respeitando o distanciamento e tomando todas as medidas de precaução. A edição e finalização do material foi feito de agosto até outubro de 2021”, destaca o diretor Rod Castro.
 
Os 10 episódios serão exibidos no YouTube, no perfil Planos em Sequência todas as sextas-feiras e terças-feiras, a partir das 19h (horário Manaus).
 
Ficha Técnica:
Entrevistas: Antônio Carlos Jr, Emerson Medina, Marco Antonio Ribeiro e Rod Castro
Direção de Fotografia: Ricardo Hossoe
Edição: Daniel Magalhães, Leonardo Mancini e Ricardo Hossoe
Finalização: Daniel Magalhães e Leonardo Mancini
Trilha Sonora: Diego Nogueira
Direção de Arte: Beto Coelho
Roteiro: Rodrigo (Rod) Castro
Direção: Rodrigo (Rod) Castro e Emerson Medina



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.