Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021
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Empreendedores estão apostando na venda de tábua de frios como opção para pequenas reuniões

Empresas tradicionais de buffet também passaram a oferecer tábuas de frios no cardápio como opção para pequenas reuniões



WhatsApp_Image_2021-07-12_at_15.56.51_B95A553F-FBCD-4B90-AC2D-808F97D60554.jpeg Foto: Arlesson Sicsú
14/07/2021 às 10:58

A busca por delivery de comida aumentou durante a pandemia, principalmente por essa ser a única opção em alguns momentos críticos, e com o conforto de receber sua refeição em casa, a demanda do público por novas opções fez o mercado aquecer. Para quem está cansado de pedir sempre a mesma coisa, seja fast food, sushi, comidas de todas as nacionalidades, uma opção simples e prática são as tábuas de frios ou “grazing table”.

A diferença entre os dois é  bem pouca, as tábuas de frios seriam aqueles petiscos básicos, com queijo, pães, salames, presuntos e embutidos. Já as “grazing tables””, ou “comida espalhada”, possuem além da base de frios, pães e embutidos, uma gama de molhos, geleias, mel, cremes, salgados assados e outras confecções doces. O que une ambos é a forma de montar, normalmente estão dispostos em uma tábua para corte de madeira, ou em caixas personalizadas, de acordo com o gosto do cliente.
Intimista
Há quem acredite que a montagem das tábuas seja algo simples, e muitas pessoas inclusive fazem de forma caseira e montam de acordo com seus gostos pessoais, porém a harmonização de sabores feitas por um profissional faz a diferença, e é o que um dos sócios-fundadores da All Cheese (@allcheese), Jader Almeida, conta.




 “Já erramos algumas combinações e acertamos outras, mas tudo depende da sensibilidade na montagem. Saber escolher qual queixo combina melhor com qual geleia ou pão, por isso estamos sempre colocando nossos amigos para experimentar.”
Nova no mercado, a All Cheese é uma empresa que vem garantindo seu espaço como especializada em tábuas de frios na capital. 
Déborah Almeida, sócio-fundadora, conta que tiveram uma grande procura no dia dos namorados. “Foram mais de 20 encomendas apenas no dia dos namorados, é algo bem diferente porque só trabalhamos apenas para o final de semana.” Ela também considera expandir o negócio, mas no momento, ambos preferem manter a empresa apenas como uma renda extra, e que o principal foco do projeto é criar momentos entre os clientes e não a criação de pratos em massa.
“Alguns amigos já deram ideia da gente contratar mais pessoas, fazer algo maior, mas o que gostamos é de montar cada caixa com mais calma, algo intimista, porque a empresa nasceu de reuniões com nossos amigos, onde a gente montava essa mesa para o nosso consumo, então queremos levar esse sentimento para os nossos clientes.” 

Buscando tornar a degustação de frios cada vez mais popular, os donos contam que decidiram colocar um preço acessível, que eles se imaginassem pagando. 
“Uma das ideias que a gente teve desde o começo é essa, a gente sabe que esses queijos, pães e embutidos não são baratos, mas gostamos de fazer um preço que a gente pagaria se fosse cliente.”
 A média da All Cheese é de R$100 dependendo do que o cliente pedir, eles oferecem opções de caixas, ou montagem em tábua, também é possível pedir para adicionar bebida.
Eles realizam entregas ou, se preferir, o cliente também pode buscar sua caixa de frios.

Tradicionais estão se  reinventando

Além de lojas especializadas em tábuas de frios, os tradicionais buffets também oferecem esse modelo de entrada para os clientes. As grazing tables ficaram famosas entre as empresas especializadas em fazer festas, por serem uma alternativa para os ‘petits comités’, expressão em francês que caracteriza festas pequenas e mais reservadas, com poucos convidados, que ficaram mais comuns durante a pandemia.

FOTO: Divulgação/Festejo Buffet

Procurando inovar, Joelma Farias, da Festejo Buffet (@festejobuffet), conta que mesmo após 10 anos de existência, a pandemia os fez inovar, eles começaram a montar essas tábuas de frios no dia das mães do ano passado. Ela relata que no começo pesquisou muito sobre queijos para poder trazer o melhor para nossos consumidores. 
“Nossos clientes são exigentes, então buscamos produtos que fossem de uma melhor qualidade, para poder conseguir montar nosso cardápio de tábua de frios, assim o cliente poderia escolher os componentes do seu gosto.” 
Ela conta que atualmente o sucesso de vendas é o chamado ‘Box de Frios’. “Serve em média, três pessoas e possui de três a quatro tipos de queijos e embutidos, frutas, chocolate e também colocamos nossos canudinhos especiais com recheio de bacalhau, e nossos quiches de queijo, esse box é o preferido dos clientes.” O preço custa entre R$180 a R$230 reais, dependendo da quantidade de produtos inclusos, e pode ser maior se o cliente quiser servir mais pessoas.

FOTO: Divulgação/ Chef Leila

Com 25 anos de história, o Buffet da Leila Mota (@chefleila), também entrou no ramo de grazing tables, ela diz que em todo esse tempo no mercado, fazendo grandes eventos, as tábuas de frios sempre foram uma queridinha. “Eu sempre faço como entrada, geralmente elas ficam disponíveis em mesas à parte do buffet do evento.” 
Além do tradicional, a chefe Leila também gosta de adicionar outros elementos na montagem da mesa. “Um dos ingredientes fundamentais é o queijo, que tem uma variedade incrível, mas também gosto de adicionar torradas, frutas, pastas e frutas secas. Na verdade, os ingredientes da tábua são muito pessoais, mas o toque final de harmonização com certeza vem na adição de bebidas quentes, como vinhos, espumantes, cervejas e etc.” Com queijos importados, nacionais e uma variedade de itens, Leila oferece as tábuas a partir de R$200.


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