Terça-feira, 22 de Junho de 2021
Voto

TSE lança campanha em defesa da urna eletrônica

O evento celebra os 25 anos da urna eletrônica no país, comemorado no dia 13 de maio



TSE_5AC4C43A-C823-4FEE-A1D6-566806DC8D5B.jpg Foto: Divulgação
16/05/2021 às 16:37

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, na última sexta-feira (14), uma campanha sobre a transparência do sistema de votação eletrônico no Brasil. O evento celebra os 25 anos da urna eletrônica no país, comemorado na quinta-feira.

O presidente do TSE, ministro Roberto Barroso, disse que o início do uso das urnas eletrônicas no Brasil, nas eleições municipais de 1996, “serviram para terminar um passado de fraudes eleitorais, que marcavam o processo democrático brasileiro desde a República Velha, quando os votos eram de papel”.



Ainda de acordo com Barroso, mesmo sob a vigência do Código Eleitoral de 1932, o Brasil teve historicamente problemas na contagem das urnas com votos de papel que não haviam sido colocados pelos eleitores.

“Tivemos problemas pavorosos na contagem dos votos de papel. De modo que o advento das urnas eletrônicas mudou a qualidade da democracia no Brasil e desde então ela vem sendo utilizada pelo sucesso, jamais sendo documentado se quer um caso de fraude”.

Barroso afirmou que as urnas eletrônicas foram usadas ao longo dos anos sem que em nenhum momento cidades brasileiras duvidassem dos resultados, desde a eleição de Fernando Henrique Cardoso para o segundo mandato até o atual presidente da República, Jair Bolsonaro.

Barroso disse que “a urna tem se mostrado tão segura que as desconfianças em relação a ela, como regra, decorrem de desinformação”. Por isso, explicou que o TSE estará constituindo uma comissão externa de observação que atuará internamente no Tribunal para acompanhar cada passo do processo eleitoral, desde o desenvolvimento do sistema até o momento da totalização.

“Pretendemos chamar para esta observação externa, para que atuem dentro do tribunal com a todas as informações, representantes das universidades, de instituições públicas, de entidades de tecnologia da informação, entidades da sociedade civil e do Congresso Nacional”, afirmou.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.