Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022
Educação

Trilogia amazônica busca ensinar saúde bucal para jovens e crianças ribeirinhas

A formanda de odontologia Damiana de Castro é a idealizadora do material, que pode ser distribuído nas escolas públicas da Amazônia



Vamos_aprender_higiene_bucal_com_dentinho_Sheta_767C7CC2-DC48-4468-A5F3-4ED6D3889507.jpeg (Foto: Divulgação)
31/10/2021 às 16:25

Após adquirir experiência atuando como agente de saúde da população ribeirinha da Amazônia, a estudante de odontologia da Estácio Unimeta, Damiana Avelino de Castro, lançou a trilogia amazônica com os compêndios “A Fábula do Dentinho Sheta”, com 62 páginas; “A viagem do dentinho Sheta pela Boca Biruta”, com 72 páginas e “Vamos aprender Higiene Bucal com o Dentilho Sheta”, com 77 páginas. A intenção dela é motivar alunos da rede pública de educação sobre a importância da saúde bucal.

Damiana, que é natural da cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, revela que o projeto educativo Sheta (termo indígena que significa dente) nasceu a partir de reflexões e experiências vivenciadas. “Trabalhei por muito tempo junto às comunidades indígenas, como auxiliar de saúde bucal, fiz licenciatura em educação escolar indígena, ocasião em que tive oportunidade de estudar a educação escolar indígena. E ao ingressar no curso de odontologia da Estácio Unimeta tive a oportunidade de utilizar as pesquisas de campo e somar com as experiências adquiridas”, adianta a escritora, que também é formada em licenciatura com ênfase em educação escolar indígena.

“À época, eu fiz parte de uma equipe multidisciplinar de saúde, que atendia nas próprias terras indígenas, junto a grandes profissionais e foi por meio dessa atividade que tive acesso ao universo indígena.  Com essa experiência, senti o desejo de unir o útil ao agradável e colocar meus conhecimentos num contexto profissional.”, acrescentou. Damiana argumenta que o conteúdo  tem o objetivo de ensinar de forma lúdica, técnicas de higiene bucal, que podem ser adotadas em escolas públicas e clínicas odontológicas.

Distribuição e parcerias

A escritora revela que realizou uma tiragem inicial e está disponível para receber propostas e fazer uma tiragem maior para  distribuição nas escolas. A trilogia é centrada nas aventuras do indiozinho Sheta. “A trilogia é educativa, o que significa que será um conteúdo excelente para extensões universitárias e para distribuição gratuita, principalmente nas escolas ribeirinhas e fomentar as atividades educativas, palestras motivacionais sobre saúde bucal, distribuição de kit dental, leitura e contações de histórias e de forma bem prática”, concluiu.

“A elaboração desse compêndio sobre a importância da nossa higiene bucal contextualizada na cultura da região é uma forma de avançar no debate sobre a importância da saúde coletiva na Amazônia. Contribuir para o avanço de políticas públicas compõe a missão da Estácio Unimeta, que é educar para transformar, servindo a comunidade por meio da integração do processo ensino-aprendizagem à realidade em que estamos inseridos”, disse o reitor da instituição, Roberto Santos.

 



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.