Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020
SUPLETIVO

Provão Eletrônico é retomado pela Seduc após suspensão por pandemia

Provas estão sendo realizadas em 11 locais, em Manaus



FOTO_Michell_Mello-Secom__1__A0B4DE00-E79B-467B-8653-6BCD66259A87.jpg Foto: Divulgação
22/09/2020 às 12:20

Há mais de 20 anos, o cozinheiro Márcio Fredson deixou a escola onde cursava a 1ª série do Ensino Médio para trabalhar e ajudar no sustento da mãe e das irmãs. Com o passar do tempo, ele percebeu que, no mercado de trabalho, o estudo é importante para chegar a cargos melhores, e agora foi em busca do certificado por meio do Provão Eletrônico, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. “Hoje, eu consegui me aperfeiçoar e vir atrás de coisas melhores”, diz o candidato.

Fredson foi um dos candidatos que se inscreveram por meio do site examesupletivo.seduc.am.gov.br e realizaram a prova no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Centro da capital. Ele fez um exame com quatro disciplinas e, agora, precisa fazer o procedimento mais duas vezes para concluir as 12 matérias referentes ao Ensino Médio e, consequentemente, obter seu certificado.



“Eu me preocupei mais com o trabalho e esqueci do ensino, daquilo que ia me firmar. Depois, eu vi como o estudo é importante, porque, mesmo trabalhando, lá na frente, vai ter barreiras para ultrapassar e chegar em um cargo melhor. Hoje, eu consegui me aperfeiçoar e vir atrás de coisas melhores, para fazer Gastronomia e me tornar um chef de cozinha, quem sabe”, almeja o cozinheiro.

A coordenadora do programa, Kátia Mendes, explica que os candidatos que estão fazendo as provas agora são aqueles que já estavam inscritos e tiveram os exames adiados por causa da pandemia. Em outubro, o site volta ao ar para receber novas inscrições.

“Os exames estavam suspensos desde março e estão atendendo os candidatos que estavam na lista de espera da pandemia, tanto para o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. Estamos seguindo todos os protocolos de saúde, com distanciamento, uso de máscara e higienização dos espaços”, pontua.

Exames

Os candidatos dos ensinos Fundamental e Médio que já haviam efetuado a inscrição, via web ou presencial, realizarão o Provão em um dos quatro polos fixos do exame. São eles: Centro Cultural Aníbal Beça (CCAB), no bairro Jorge Teixeira; Instituto de Educação do Amazonas (IEA), Centro de Manaus; Escola Estadual (EE) Sólon de Lucena, São Geraldo; e EE Eliana Pacheco Braga, Santa Etelvina.

Enquanto isso, os solicitantes que estavam com o Provão marcado do dia 16 de março a 18 de setembro realizarão o exame, nos turnos matutino e vespertino, em escolas estaduais que funcionarão como polos temporários. São elas: EE Vasco Vasques, no Jorge Teixeira; EE José Bernardino Lindoso, Cidade Nova; EE Senador João Bosco, Cidade Nova; Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Gilberto Mestrinho, Educandos; EE Ruy Araújo, Cachoeirinha; e EE Francisco Albuquerque, Centro.

A modalidade permite que os inscritos façam até quatro matérias em cada provão. Para o Ensino Fundamental, são oito componentes curriculares, e para o Ensino Médio, 12. Ao fim da prova, o aluno já sabe se foi aprovado. Quem quitar as pendências de matérias deve solicitar o certificado na Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), na sede da Secretaria de Educação, na rua Waldemiro Lustoza, 250, bairro Japiim.

O candidato tem de 50 a 60 minutos para responder a 20 questões de cada componente curricular, e precisa acertar pelo menos 12 para ser aprovado.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.