Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021
Ataques de morcegos

Possíveis surto de morcegos em Coari é investigado pela FSV- RCP

De janeiro a julho deste ano, 37 casos de ataques por morcegos foram notificados no Amazonas



Controle-Morcegos-Coari-1_43E7A04E-941F-4B16-ACB8-DD3C1215B007.jpg Foto: Kássio Moraes/FVS-RCP
04/08/2021 às 12:05

Foram registrados nas últimas semanas 20 casos de ataques por morcegos hematófagos em comunidades rurais do munícipio de Coari – a 363 quilômetros a oeste de Manaus. Tais registros fizeram com que a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) enviasse uma equipe técnica para investigar os ataques e realizar captura e controle dos animais naquela área.

Os ataques foram registrados pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf/AM) e notificados a FVS-RCP, que juntamente com a Semsa/Coari, realizou o planejamento para a captura dos animais e suporte às pessoas que sofreram os ataques.

Visando o controle populacional da espécie, a ação é coordenada pela Gerência de Zoonoses do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP (GZ/DVA/FVS-RCP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Coari (Semsa/Coari).

A espécie de morcegos hematófagos (Desmodus rotundus) se diferencia das outras por se alimentarem de sangue, podendo atacar tanto animais, quanto humanos, o que gera o risco de transmissão do vírus da raiva por meio da mordida.

“Essa espécie de morcego oferece um grande risco à saúde humana, por isso é essencial que seja feito o controle seletivo dos morcegos associados às agressões nas localidades, para evitar mais ataques e óbitos por raiva”, afirma o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes.

ATAQUES

De janeiro a julho deste ano, 37 casos de ataques por morcegos foram notificados no Amazonas, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 108 casos registrados, representando uma redução de 65%.

Os municípios do Amazonas que mais notificaram ataques por morcegos no período de janeiro e julho deste ano foram: Manaus (10), Humaitá (8), São Gabriel da Cachoeira (6), Carauari (2), Coari (2), Urucará (2), Atalaia do Norte (1), Benjamin Constant (1), Fonte Boa (1) e Maués (1).




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.