Quarta-feira, 08 de Abril de 2020
ENEM 2019

Ministério Público pede suspensão dos calendários do Sisu, Fies e Prouni

MPF quer que seja feita uma auditoria no resultado do Enem 2019 e que o Inep realize nova conferência dos gabaritos dos alunos que fizeram o exame



mec_camara_111219img_65814565_88B2B34A-05C1-4D82-BF11-BF9453256CE4.jpg Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
24/01/2020 às 19:09

O Ministério Público Federal pediu, na tarde desta sexta-feira (24), por meio da Procuradoria Regional dos Diretos do Cidadão (PRDC) em Minas Gerais, a suspensão das inscrições e alteração dos calendários 2020 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

O MPF pediu à Justiça Federal que seja feita uma auditoria no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Também foi solicitado que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realize nova conferência dos gabaritos dos alunos que fizeram o exame.



Estudantes continuaram relatando na tarde hoje, em redes sociais, erros no Sisu, como inscrições duplicadas nas primeira e segunda opções e o aumento correspondente das notas de corte em razão do cálculo errado.

Em entrevista a uma rádio, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que não há problemas no Sisu. Segundo o ministro, "está tudo sob controle". "Se tivesse qualquer erro já teria sido paralisado. E assim que terminar o processo a gente vai dar transparência para todo mundo. Sistema está lento porque houve volume gigantesco”, comentou o titular do MEC.

De acordo com alguns relatos publicados, o sistema estaria considerando o canditado apto nas duas opções de cursos pretendidos, o que pode elevar as notas de corte. “Consertem as notas de corte. Você não pode estar dentro das vagas na primeira e segunda atenção opção. Isso é básico”, diz um perfil no Twitter. Outro perfil publicou uma imagem que mostra a nota zerada.

Enem 

As notas do Enem 2019 foram divulgadas no dia 17 de janeiro. Após a divulgação, o Ministério da Educação (MEC) identificou inconsistências na correção de algumas provas. Por causa do problema, o prazo de inscrições no Sisu, que terminaria hoje, foi prorrogado até domingo (26) para, segundo a pasta, evitar prejuízo aos candidatos. 

Os resultados das inscrições do Sisu serão divulgados no dia 28 de janeiro.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.