Segunda-feira, 19 de Abril de 2021
Provas do Enem

Mais de 200 mil candidatos devem prestar Enem no Amazonas

As provas serão aplicadas na próxima terça-feira (23) e quarta-feira (24). Educadores recomendam que candidatos se atentem para o horário de abertura de portões dos locais de prova, levem caneta esferográfica de tinta preta, documento de identificação válido, além de máscaras de proteção à Covid-19.



show_show_20200701-enem_D13318CF-2A0A-4AAD-A332-AA9A6C6AD1DC.jpeg Foto: Reprodução/Internet
22/02/2021 às 17:59

Mais de 200 mil estudantes vão participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na próxima terça-feira (23) e quarta-feira (24), no Amazonas. Para os dias, educadores recomendam que candidatos se atentem para o horário de abertura de portões dos locais de prova, levem caneta esferográfica de tinta preta, documento de identificação válido, além de máscaras de proteção à Covid-19.

“É importante que o estudante descanse bastante nesses dias, antes e depois da prova, pois serão dois dias muito intensos, além disso, precisa ter muito cuidado com a Covid-19. Eu aconselho levar três máscaras, se possível luva, e tomar cuidado na hora da troca das máscaras, pois nesse momento todo cuidado é pouco”, destacou o professor de física e matemática, Alexandre Garcia Torres, do Fusão Preparatório. 



O professor chama a atenção para que alunos não esqueçam o cartão de confirmação de inscrição e ainda levem o documento de identificação com foto. A caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e as medidas sanitárias contra o novo coronavírus são obrigatórias. Ele ainda dá dicas para que aos estudantes se deem bem nas provas. 

“No primeiro dia de prova foco na redação e depois nas questões, pois a redação vale 1000 pontos, mas administre seu tempo para fazer a prova completa, terminando a prova descanso total, para que no segundo dia você dê o seu máximo”, recomendou.

“Eu aconselho tomar um café da manhã reforçado ou almoçar antes (nada pesado para não deixar cansado durante a prova), levar um lanche como barras de cereais são importantes, chocolate e ainda aquela garrafinha de água”, finalizou. 

Vale destacar que para os dias de prova, o Governo do Amazonas decretou ponto facultativo e feriado escolar. A abertura dos portões acontece às 10h30 (horário de Manaus) nos dois dias de prova. O fechamento dos portões será às 12h. A aplicação das provas deve começar às 12h30, e encerrar às 18h no primeiro dia. No segundo dia, as provas devem encerrar às 17h30. 

O Amazonas conta com 206.076 candidatos inscritos, sendo 160.576 em Manaus e outros 45.500 nas demais cidades do interior, conforme levantamento do MEC. A Secretaria de Estado de Educação e Desporto, a pedido do Ministério da Educação, cedeu 292 escolas do Amazonas para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Deste total, 141 são em Manaus e 151 nas demais cidades do estado.

Transporte e Trânsito

A Prefeitura de Manaus informou que vai operar com a frota total de ônibus para atender os estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 23 e 24 de fevereiro. Além dos 830 ônibus convencionais trafegando, aproximadamente 150 agentes de trânsito atuarão para facilitar a fluidez do tráfego, orientando a travessia de pedestres e monitorando, a partir de viaturas e motocicletas, os principais corredores viários da cidade para garantir a segurança na via. 

 De acordo com o executivo municipal, a ampliação de circulação da frota garante aos estudantes mais opções de linhas de ônibus. Com a medida, os candidatos podem ganhar mais tempo para se deslocar até os locais de prova. A ação inclui também o monitoramento das vias e locais de aplicação do exame, situados nos principais corredores de tráfego da cidade.

Por conta da realização das provas do Enem, a Prefeitura de Manaus suspendeu ainda, por meio de decreto, nesta segunda-feira, 22/2, o funcionamento das atividades escolares nas unidades educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nos dias 23 e 24 de fevereiro. O decreto se embasa nos artigos 80, inciso VIII, e 128, inciso I, da Lei Orgânica do Município de Manaus.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.