Quinta-feira, 22 de Abril de 2021
Saúde das crianças

Férias escolares: momento ideal para cuidar da saúde das crianças

Especialistas dá dicas de como aproveitar o período para assegurar a saúde dos pequenos



Sem_t_tulo_28552D3A-1C00-4B52-A4A4-2EBD5C630FE2.jpg Foto: Divulgação
03/01/2021 às 12:06

Mesmo com um ano escolar completamente atípico por conta da pandemia, grande parte dos pais aproveitam as férias escolares para levar os filhos aos médicos e fazerem os exames de rotina. Especialistas indicam esse momento como o ideal para o check-up infantil, pois a criança tem mais tempo de realizar os exames e ir às consultas com especialistas, quando necessário.

A pediatra e neonatologista Adeliane Bianchini indica que no check-up devem ser feitos desde exames de sangue até ultrassonografias, quando necessárias. “Primeiro é necessário uma avaliação individual com cada paciente. Além dos exames de sangue de rotina como hemograma completo, glicemia e colesterol  são feitos exames de acordo com as necessidades de cada paciente, como ultrassom de abdômen, por exemplo. Já nas crianças acima de 8 anos, principalmente meninas, é importante que sejam feitos outros exames de sangue e imagem  , como a dosagem de hormônios, por exemplo, para avaliar puberdade precoce. Nessa fase como as crianças quase não ficam doentes é comum as mães adiarem as consultas e quando abrem os olhos a filha já menstruou.”



Ainda de acordo com a médica, também é neste momento que os pacientes são encaminhados para médicos especialistas para análises mais específicas. “Ao longo do ano, os pais observam o comportamento das crianças e registram se elas têm queixas de visão e outras reclamações. Na consulta de prevenção, fazemos uma análise completa de todos esses índices e dependendo da queixa do paciente, ele é encaminhado para uma consulta com especialistas”.

A médica ressalta que esse tipo de acompanhamento é ainda mais importante por conta do momento em que estamos vivendo. Como a Covid-19 ainda não tem um tratamento específico ou vacina aprovada, os cuidados com a saúde dos pequenos precisam ser redobrados, para evitar qualquer tipo de doença. “Consultas de rotina não são exagero e nem excesso de zelo. Trata-se da maneira mais eficaz de assegurar a saúde das crianças. Levar a criança ao médico somente quando ela está doente é uma falta de cuidado que pode custar caro. Outro cuidado é evitar medicar os pequenos sem a orientação de um médico. Até mesmos os multivitamínicos devem ser receitados com a orientação de um profissional especializado”, concluiu.

A especialistas fala deste e de outros temas no perfil do Instagram @pediatra_adeliane

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.