Sábado, 04 de Julho de 2020
MANIFESTAÇÃO

Bolsonaro anda a cavalo para cumprimentar apoiadores em ato antidemocrático

Antes de caminhar perto da multidão, o presidente sobrevoou, de helicóptero, a região da Esplanada e da Praça dos Três Poderes, de onde acenou para as pessoas



2020-05-31t170554z_722105353_rc2tzg9g5fsc_rtrmadp_3_brazil-politics_C9008916-ED07-43CD-AF86-3804C8508D82.jpg Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
31/05/2020 às 15:08

O presidente Jair Bolsonaro cumprimentou apoiadores de seu governo neste domingo que se aglomeraram em frente ao Palácio do Planalto, chegando a andar a cavalo e contrariando as orientações para conter a epidemia de coronavírus.

Bolsonaro sobrevoou as manifestações de helicóptero e em seguida desceu no local, provocando aglomerações. Ele cumprimentou apoiadores carregando bandeiras e pegou crianças no colo sem usar máscara.



Depois de andar de uma ponta a outra da Praça dos Três Poderes, Bolsonaro decidiu montar em um cavalo da polícia que fazia a segurança da manifestação, dando galopes em determinado momento.

Em seguida, voltou ao helicóptero para retornar à residência oficial, o Palácio da Alvorada.

Vestindo roupas verdes e amarelas, parte dos manifestantes protestou contra o Supremo Tribunal Federal (STF), com faixas e cartazes contendo dizeres como "Abaixo a ditadura do STF" e pedidos de intervenção militar na Corte.

Uma operação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, cumpriu, na semana passada, mandados de busca e apreensão contra pessoas investigadas por disseminação ilegal de notícias falsas. Em entrevista no dia seguinte ao da operação, o presidente Jair Bolsonaro disse que a ação foi uma forma de censurar as mídias sociais. 

Manifestações a favor e contra de Bolsonaro também ocorriam em São Paulo, epicentro da pandemia do Covid-19 no país.

Na véspera, o Brasil registrou um novo recorde no número de casos de coronavírus notificados em 24 horas, com 33.274 novas infecções, enquanto o aumento de 956 mortes fez o país totalizar 28.834, passando a ser o quarto no mundo em óbitos pela Covid-19.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.