Arquidiocese de Manaus suspende celebrações presenciais por mais 30 dias
Documento assinado pelo Arcebispo Metropolitano, Leonardo Ulrich Steiner, traz novas orientações tendo como base a situação atual da pandemia da Covid-19 no Estado

As celebrações com a participação presencial de fiéis permanecem suspensas até o dia 20 de fevereiro, conforme informou a Arquidiocese de Manaus, na manhã desta quarta-feira (20), em suas redes sociais. O documento assinado pelo Arcebispo Metropolitano, Leonardo Ulrich Steiner, traz novas orientações tendo como base a situação atual da pandemia da Covid-19 no Estado.
“Somos sabedores que ainda demandará tempo até que todos tenham acesso às vacinas; as contaminações por outro lado avançam velozmente e devemos continuar mantendo os necessários cuidados”, diz em comunicado.
Por conta disso, permanecem suspensos os encontros e reuniões de caráter pastoral; As missas e celebrações da palavra continuam sem a participação comunitária, sendo transmitidas pelas redes sociais por meio de uma equipe reduzida que auxilia o ministro que preside; Além disso, permanecem as orientações a respeito da abertura das Igrejas, onde possível, para oração e das secretarias paroquiais para atendimento e orientação.
O comunicado traz também a esperança de retorno das celebrações com participação dos fiéis no dia 20 de fevereiro, quando estará iniciando o primeiro final de Semana da Quaresma.
“Considerando a data prevista para este possível retorno, não estaremos reunidos na Quarta-Feira de Cinzas, data tão importante para nossa fé, mas teremos a oportunidade de receber a imposição das cinzas durante o tempo da Quaresma. Nesse sentido, em breve estaremos enviando orientações litúrgicas para os párocos e as comunidades”, destaca o documento.
Serviço de Escuta
A Arquidiocese de Manaus reforça a vontade em acompanhar de melhor modo possível o povo com quem não está em contato durante as celebrações. “Encaminharemos o quanto antes, informações sobre um serviço de escuta para as pessoas machucadas. Além do atendimento no cemitério indicaremos algumas paróquias para a celebração das exéquias a fim de que não percamos a dimensão pascal do momento que atravessamos”, finaliza.