Sábado, 04 de Julho de 2020
DECISÃO

Justiça mantém indeferimento a pedido de bloqueio total em Manaus

Decisão se deu no julgamento de um recurso à decisão, do início de maio, de não obrigar o Governo do AM e a Prefeitura de Manaus a adotarem medidas mais restritivas de contenção à pandemia do novo coronavírus



TJAM_DAB301A5-ABFA-4917-86DB-6716A052096B.jpg Foto: Divulgação
04/06/2020 às 18:50

O desembargador Anselmo Chíxaro, da Primeira Vara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), manteve, nesta quinta-feira (4), o indeferimento ao pedido do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) para adoção de um bloqueio total - lockdown, em inglês - em Manaus.

A decisão se deu no julgamento de um recurso à decisão do TJ, do início de maio, de não obrigar o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus a adotarem medidas mais restritivas de contenção à pandemia do novo coronavírus.



Para o magistrado, o pedido de limitação da locomoção de pessoas na capital é inconstitucional e fere o direito fundamental à liberdade de locomoção. O desembargador cita a Lei nº 13.979/2020, que estabelece as medidas de enfrentamento à pandemia, que, segundo ele, garante "o pleno respeito às liberdade fundamentais".

Chixáro pontua, no parecer, que não há previsão legal para o decreto de um bloqueio total e que "somente por meio da edição de lei específica, a Constituição admite a restrição a essa liberdade fundamental".

Na decisão, o desembargador acrescenta que o Governo de Estado e a Prefeitura "não se encontram inertes" à pandemia, rebatendo o argumento do MP de que o Poder Público não adotaram medidas suficientes e efetivas.

O Amazonas já registra, nesta quinta-feira, mais de 46 mil casos confirmados e 2.183 óbitos pela Covid-19. Desde a segunda-feira (1º), porém, um decreto estadual permitiu a reabertura gradual da atividade comercial na capital.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.