Segunda-feira, 19 de Abril de 2021
Cuidados na vacinação

Coren-AM lança parecer técnico sobre Boas Práticas de Enfermagem na Campanha de Vacinação contra a COVID-19

O parecer foi elaborado pelo corpo técnico do Comitê de Verificação de Vacinados (CVV) do Conselho



show_show_1a587477-e976-4074-81f1-037dee3c30c8_31B14252-3593-4D6A-B7C6-4EE01C46616D.jpg Foto: Junio Matos
05/03/2021 às 08:44

Diante de tantos casos de denúncias de má aplicação de vacinas e tantas outras ocorrências que cercam o processo de imunização da população contra a COVID-19, o Conselho Regional de  Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), por meio do Comitê de Verificação de Vacinados (CVV) do Conselho, publicou o Parecer Técnico de Boas Boas Práticas de Enfermagem na Campanha de Vacinação contra a COVID-19 com objetivo de orientar profissionais de enfermagem sobre a importância do processo de vacinação, e incentivar boas condutas para que não ocorram inconsistências no ato da aplicação das vacinas por parte destes profissionais e também de quem recebe a imunização.

O parecer técnico propõe um checklist a ser seguido para estabelecer a confiança e segurança entre o profissional que irá realizar a vacinação e a pessoa que irá receber. Também assegura que a integridade do profissional da enfermagem seja preservada no ato da vacinação como registro de fotos ou vídeos, recomendando que as imagens foquem apenas no local da aplicação, evitando mostrar a identidade do profissional. E também traz orientações básicas como os diferentes tipos de manuseio dos imunobiológicos de acordo com o fabricante e reforço na indicação para o uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI´s) para os profissionais que atuam na campanha e quais as ações eles devem se atentar no momento da aplicação da vacina.



Para o Presidente do Coren-AM, Dr. Sandro André, este parecer técnico se faz de suma importância para que situações como acusações de falsas aplicações da vacina e ainda a exposição de profissionais da enfermagem sejam evitadas e a campanha possa seguir com sucesso alcançando toda população. “O que estamos propondo com este parecer, é que tanto os profissionais, quanto a população que está recebendo a imunização, estejam resguardados e seguros de que o trabalho está sendo realizado da melhor forma possível, para evitar falhas no manuseio do imunobiológico no momento de distribuição aos cidadãos, e incentivar as boas práticas de enfermagem tornando mais fácil a identificação de erros e apuração por parte do comitê e até mesmo da população”, destacou o presidente.

O parecer técnico foi elaborado pelos conselheiros Suellen Oliveira Couto e José Yranir do . Nascimento e os colaboradores Aminadabe Forte de Souza e Josy Lira Dias.

Atuação do Comitê de Verificação da Vacina

O Comitê de Verificação da Vacina (CVV) do Coren-AM teve papel fundamental neste processo, ele foi criado para acompanhar e fiscalizar as ocorrências no período de campanha de vacinação da COVID-19, averiguar denúncias de inconsistências nas listas de vacinados divulgadas pela SEMSA, apurar as dificuldades dos profissionais em receber a vacina, e ainda requisitar informações de órgãos públicos, privados e dos profissionais de enfermagem.

Para fazer o download do Parecer Técnico acesse o link.

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.