Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021
CENÁRIO

Brasil registra primeiros casos de Covid-19 em cachorros

“Animais podem se infectar pelo vírus, mas isso não se equivale a dizer que eles têm a doença ou são transmissores", disse Aexander Biondo, coordenador do estudo da Universidade Federal do Paraná



buldogue-frances-petlove-1280x720_11A88D1D-DF31-4B70-B2F5-0A146F128FCF.jpg Foto: Divulgação
23/11/2020 às 20:26

Uma série de testes realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) identificou que dois cães em Curitiba são os primeiros casos de infeccção de Covid-19 em cachorros no Brasil. Em março, um cachorro havia sido contagiado por sua dona, em Hong Kong, e no Brasil uma gata de Cuiabá (MT) também havia sido diagnosticada com coronavírus, como noticiado pelo A Crítica.

O caso dos cachorros brasileiros, um buldogue francês e o outro sem raça definida, houve relação de infecção com os donos. Segundo o R7, o buldogue dorme na mesma cama que o dono e apresentou secreção nasal.



Já no caso do cão sem raça, a dona e todas as pessoas da casa contraíram a doença. Todos os quatro cães dormem com ela na cama e tiveram episódios de espirro, no entanto apenas um cachorro teve a presença do vírus confirmada

“Animais podem se infectar pelo vírus SARS-CoV-2, inclusive cães e gatos, mas isso não se equivale a dizer que eles têm a doença ou são transmissores. Segundo estudos já publicados, gatos podem se infectar e transmitir para outros gatos, mas não há dados para cães”, disse o professor Alexander Biondo, coordenador do estudo da UFPR, em comunicado divulgado em seu site oficial.

Nesses casos, o indicado é o distanciamento entre humanos e pets e uso de máscara em caso de confirmação para os tutores que testarem positivo.

*Com informações de agências e Istoé

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.