Brasil registra primeiros casos de Covid-19 em cachorros
“Animais podem se infectar pelo vírus, mas isso não se equivale a dizer que eles têm a doença ou são transmissores", disse Aexander Biondo, coordenador do estudo da Universidade Federal do Paraná

Uma série de testes realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) identificou que dois cães em Curitiba são os primeiros casos de infeccção de Covid-19 em cachorros no Brasil. Em março, um cachorro havia sido contagiado por sua dona, em Hong Kong, e no Brasil uma gata de Cuiabá (MT) também havia sido diagnosticada com coronavírus, como noticiado pelo A Crítica.
O caso dos cachorros brasileiros, um buldogue francês e o outro sem raça definida, houve relação de infecção com os donos. Segundo o R7, o buldogue dorme na mesma cama que o dono e apresentou secreção nasal.
Já no caso do cão sem raça, a dona e todas as pessoas da casa contraíram a doença. Todos os quatro cães dormem com ela na cama e tiveram episódios de espirro, no entanto apenas um cachorro teve a presença do vírus confirmada
“Animais podem se infectar pelo vírus SARS-CoV-2, inclusive cães e gatos, mas isso não se equivale a dizer que eles têm a doença ou são transmissores. Segundo estudos já publicados, gatos podem se infectar e transmitir para outros gatos, mas não há dados para cães”, disse o professor Alexander Biondo, coordenador do estudo da UFPR, em comunicado divulgado em seu site oficial.
Nesses casos, o indicado é o distanciamento entre humanos e pets e uso de máscara em caso de confirmação para os tutores que testarem positivo.
*Com informações de agências e Istoé