Segunda-feira, 24 de Junho de 2019

50 obstáculos que impedem Lições Aprendidas nas organizações

O principal objetivo de aprender está intimamente ligado com a intenção de crescer. Sendo assim, longe de ficar restrito à alguma questão pontual. A partir do momento em que a possibilidade de aprender nos é colocada à frente, não há limite algum que possa definir até onde poderemos chegar. Ainda que seja tão importante, ‘aprender’ não está intrinsicamente associado com ‘estudar’, o que talvez seja um paradoxo. Fato é que muitos estudam tanto e não aprendem coisa alguma. Há ainda aqueles que têm o aprendizado comprovado apenas por conta de boas performances em provas e testes pontuais. Inegável que haja algum valor nisso, mas, aprender é algo muito superior a isso tudo. Tem a ver com internalizar, fazer com que os conhecimentos adquiridos passem a estar presentes em nosso dia a dia, de várias formas.


20/03/2019 às 11:11

O principal objetivo de aprender está intimamente ligado com a intenção de crescer. Sendo assim, longe de ficar restrito à alguma questão pontual. A partir do momento em que a possibilidade de aprender nos é colocada à frente, não há limite algum que possa definir até onde poderemos chegar. Ainda que seja tão importante, ‘aprender’ não está intrinsicamente associado com ‘estudar’, o que talvez seja um paradoxo. Fato é que muitos estudam tanto e não aprendem coisa alguma. Há ainda aqueles que têm o aprendizado comprovado apenas por conta de boas performances em provas e testes pontuais. Inegável que haja algum valor nisso, mas, aprender é algo muito superior a isso tudo. Tem a ver com internalizar, fazer com que os conhecimentos adquiridos passem a estar presentes em nosso dia a dia, de várias formas.

Na vida profissional a necessidade deste processo de aprendizagem é algo ainda mais presente. Permite que o colaborador possa avançar em seus objetivos, assim como as organizações a alcançarem seus mais desafiadores intentos. Justamente por conta disso, aprender também é imprescindível no mundo dos negócios. Sua ausência potencializa fracassos, alguns deles perpétuos. Ao longo dos anos tenho acompanhado muitas das iniciativas, estratégias e ações adotadas por entidades, de diversos tamanhos e presentes em vários segmentos. Em que pese o fato de haver algumas boas iniciativas muito interessantes tendo em vista a estruturação de um eficiente processo que garanta a perpetuação do aprendizado das experiências já vividas, bem como dos novos conhecimentos demandantes de nossos desafios do mercado, elas ainda estão poucos presentes. Os motivos dessa realidade são muitos e aqui enumero 50 deles (lista que poderia ser maior):

1. Dificuldade natural no processo de aprendizagem;

2. Ausência de conhecimentos básicos para compreender as lições;

3. Falta de humildade em se colocar no papel de quem aprende;

4. Não existência de registros de boas, e nem tão boas, práticas já vivenciadas;

5. Baixa qualidade dos registros passíveis de serem usados para aprendizagem;

6. Crença que os registros existentes já são lições aprendidas;

7. Adoção apenas de processos formais de aprendizagem;

8. Entender que os conhecimentos pertencem ao indivíduo e não ao grupo;

9. Soberba em acreditar que o acerto anterior irá garantir o seguinte;

10. Falta de ações em prol de dar fim a crença: “Conhecimento é Poder”;

11. As experiências vividas não são consideradas fontes de aprendizagem;

12. Os conhecimentos tácitos são deixados de lado;

13. Ausência de iniciativas de compartilhamento das experiências vividas;

14. As pessoas não têm a oportunidade de trocar conhecimentos;

15. Falta de ações em prol da disseminação das práticas organizacionais;

16. Crença que gerir conhecimento não gera riqueza;

17. Impaciência com os resultados obtidos;

18. Equívoco na definição dos multiplicadores do conhecimentos;

19. Entendimento que títulos e/ou diplomas são os critérios mais importantes;

20. Falhas no investimento feito na formação de recursos humanos;

21. Acreditar que os conhecimentos são exclusividades de determinado grupo;

22. Não considerar a intuição como um processo acelerado de conhecimento;

23. Equívoco em entender que “competência é o conhecimento na prática”;

24. Falta de indicadores nos processos vigentes;

25. Ignorar a necessidade de novos geradores de riqueza, os novos conhecimentos;

26. Ausência de um ciclo virtuoso de retroalimentação dos conhecimentos;

27. Supervalorização da tecnologia em relação a importância das pessoas;

28. Reduzir a importância da inovação;

29. Superestimar a importância da inovação;

30. Estreitar os limites a serem alcançados pelo conhecimento;

31. Limitar as fontes de conhecimentos em poucas pessoas;

32. Limitar e perpetuar as fontes de conhecimento às mesmas pessoas;

33. Acreditar que conhecimento não tem prazo de validade;

34. Não qualificar os conhecimentos de acordo com suas relevâncias;

35. Falta de estímulos e iniciativas de motivação para as pessoas;

36. Uso de critérios equívocados e ortodoxos para avaliação do aprendizado;

37. Falta de acompanhamento ‘na prática’ do aprendizado obtido;

38. Ausência de apoio às iniciativas pessoais em prol de obter conhecimentos.

39. Dificuldade em estruturar um processo de lições aprendidas;

40. Crença que iniciativas pontuais irão garantir o aprendizado;

41. Postura paternalista na definição dos participantes das ações de capacitação;

42. Acreditar que os profissionais mais experientes estão ultrapassados;

43. Supervalorização da estrutura hierárquica no processo de aprendizagem;

44. Suportar a tomada de decisões em conhecimentos rasos;

45. Ausência de um ambiente colaborativo;

46. Não escutar de forma equalitária pessoas de diferentes faixas etárias;

47. Falta de apoio da alta administração;

48. Crença que só se aprende no erro;

49. Entendimento que não há mais o que se aprender;

50. Falta de visão de médio e longo prazo;

51. Entender que são só 50 motivos…

A cada momento surge mais um novo motivo para que o status vigente se mantenha presente. Daí a certeza que esta lista só tenderá a reduzir a partir do momento que houver um melhor entendimento sobre a real relevância do aprendizado em nossa sociedade. Aprender é o caminho, sempre.


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