publicidade

JR Santiago

53 Publicações

10 práticas antiéticas presentes no jornalismo esportivo

04/04/2019 às 06:38

De acordo com o mais básico dos dicionários, o jornalismo é a atividade que consiste na coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de relatórios, nos mais diferentes formatos possíveis, sobre a interação de eventos, onde as informações foram, outrora, ‘vividas’. Já para o saudoso Cláudio Abramo, um dos grandes jornalistas brasileiros de todos os tempos, “o jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”. Impossível não evidenciar, ainda que tacitamente, a presença da ética em ambos os entendimentos. No jornalismo em geral, e no caso, o esportivo, a ética é um combustível essencial sem a qual nada se sustenta: jornalismo sem ética é coisa alguma.


50 obstáculos que impedem Lições Aprendidas nas organizações

20/03/2019 às 11:11

O principal objetivo de aprender está intimamente ligado com a intenção de crescer. Sendo assim, longe de ficar restrito à alguma questão pontual. A partir do momento em que a possibilidade de aprender nos é colocada à frente, não há limite algum que possa definir até onde poderemos chegar. Ainda que seja tão importante, ‘aprender’ não está intrinsicamente associado com ‘estudar’, o que talvez seja um paradoxo. Fato é que muitos estudam tanto e não aprendem coisa alguma. Há ainda aqueles que têm o aprendizado comprovado apenas por conta de boas performances em provas e testes pontuais. Inegável que haja algum valor nisso, mas, aprender é algo muito superior a isso tudo. Tem a ver com internalizar, fazer com que os conhecimentos adquiridos passem a estar presentes em nosso dia a dia, de várias formas.


Já faz um ano, meu amigo

15/03/2019 às 07:11

Confesso que você não foi bem-vindo quando chegou. Minha estreita compreensão sobre o que é o amor não me permitiu. Era daqueles que achava “largue este cachorro e vai pegar uma criança para criar”. Como eu era pequeno… talvez ainda seja, mas certamente maior desde que te conheci.


O combustível dos chatos de galochas

07/03/2019 às 10:12

Em outros tempos, quando resistentes, ganhavam um acessório, os chatos de galochas. Galochas, famosos acessórios dos anos 1950, costumeiramente colocados por cima dos calçados para protegê-los da água. Por conta do trabalho que dava retirá-las, as galochas não eram retiradas nas casas das pessoas visitadas, propagando sujeiras por elas.


Em períodos de pouco pasto, o que as vacas fazem?

20/02/2019 às 09:00

Em tempos de crise, há um grande espaço para oportunidades, certo? Pode ser que sim. Conseguir sobreviver talvez seja a grande meta a ser atingida. São estes momentos que servirão para identificar aqueles que se destacarão em situações de “melhores ventos”. Dentro deste entendimento, isto pode realmente ser uma grande oportunidade.


As Lições, em comum, não Aprendidas pelos gigantes Vale e Flamengo

13/02/2019 às 08:43

Uma das maiores empresas de mineração do mundo, com quase 75 mil colaboradores atuando em todo o território brasileiro e em várias partes do mundo, e com grande impacto positivo na sobrevivência de tantas cidades, a Vale tem uma rica história ao longo de seus 77 anos de existência. O que falar então do Clube de Regatas do Flamengo, dono da maior torcida do país e uma das maiores do mundo? Ao longo dos seus 123 anos, a história rubro negra se confunde com a própria história do futebol mundial. Nos gramados, o mundo foi conquistado em 1981 e diariamente a cada momento em que uma criança nasce, já rubro negra, sem sequer saber porque, mas certamente com o mesmo orgulho de qualquer torcedor. Estas tragédias sujaram para sempre as histórias dessas instituições que, fatalmente, estarão, para sempre, tristemente associadas a morte de pessoas, estas sim, juntamente com suas famílias e amigos, as maiores vítimas destes mais que lamentáveis episódios. Os atuais dirigentes não foram dignos das instituições que representam, que, ao menos se portem à altura agora oferecendo um mínimo de dignidade às vítimas e aos danos provocados.


A Inteligência Artificial teria evitado o acidente em Brumadinho?

07/02/2019 às 05:59

Decantada em prosa e verso, principalmente, pelos chamados ‘influenciadores digitais’, como uma questão sobre a qual, brevemente, todos os negócios estarão alicerçados, a Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Sua relevância e importância muito se devem a consistente e crescente melhoria do processo de aprendizado de máquina (AM), a chamada capacidade das máquinas em incrementar seus desempenhos sem que haja, necessariamente, a ingerência decisiva de um ser humano


Dez das Lições não Aprendidas pela Vale

30/01/2019 às 06:55

Pouco menos de um ano atrás, o presidente da Vale, Fábio Schvartsman, o mesmo que ao assumir o cargo em maio de 2017 ressaltou que seu lema era “Mariana nuca mais”, em entrevista à revista Época afirmou: “o mundo inteiro quer nosso minério, então vamos atender o desejo deles”. A convicção de que tudo ia muito bom com a empresa se baseava principalmento no fato de toda a produção do ano já estar praticamente vendida e também por conta de no ano anterior, 2017, o lucro da empresa ter sido 28% maior em que pese os investimentos forem os menores desde 2005. Segundo ele, a mineradora vivia em “céu de brigadeiro” devido a uma conjuntura de mercado que combinava crescimento da economia mundial, aumento nos preços internacionais do minério e maior volume de produção da empresa.


A equívocada gourmetização da Inovação

23/01/2019 às 06:27

Como as histórias são cíclicas, não irá demorar muito para este tipo de ‘bolha inovativa’ exploda, o que estará longe de significar o fim do que realmente é inovação, hoje em dia encontrada verdadeiramente em poucas organizações e pessoas. Neste sentido, inovação ainda é um diferencial, não uma realidade.


Exemplos que denigrem o Jornalismo Esportivo

16/01/2019 às 09:17

Jornalistas esportivas, donos e/ou funcionários de empresas e/ou orgãos de comunicação, ao prestarem serviços remunerados, de forma direta e/ou através de terceiros, para entidades esportivas e/ou atletas sobre os quais emitem seus comentários e opiniões em seus veículos de imprensa, promovem atos de violência aos princípios de credibilidade, idoneidade, verdade, honestidade e respeito que regem o jornalismo. Atuar junto a ‘diferentes atores de uma mesma peça’, evidencia nitidamente a presença de conflito de interesses.



publicidade