Sábado, 06 de Março de 2021

‘A Caixa Mágica de Natal’: Espetáculo lembra o lado bom da saudade

Mesmo em um ano difícil como 2020, musical traz significados que emocionam e divertem o público


28/12/2020 às 17:22

Por Maria Luiza Dacio*

Era uma quarta-feira, 16 de dezembro, quando eu assisti ao espetáculo 'A Caixa Mágica do Natal' pela primeira vez. Apesar de toda fama, e por ele ter tido sua estreia no ano passado, só agora, neste ano diferente, que eu pude assistí-lo. Durante todos esses dias de dezembro, nós da imprensa ouvimos falar muito sobre o espetáculo promovido pela Secretaria de Cultura e ‘A Caixa Mágica de Natal’ despertou minha curiosidade.

O espetáculo dirigido por Matheus Sabbá com dramaturgia de Thais Vasconcelos conta a história de Malu (Ou Cadu) - uma criança órfã que vive com a avó mas deixa de  acreditar no Natal após perder a mãe. Ao descobrir uma caixa no sótão de sua casa, faz uma viagem repleta de ressignificações.

Para minha surpresa, quando cheguei no Teatro Amazonas, o elenco do dia era o protagonizado por Malu. Minha xará. Dali, eu já imaginava o quanto ‘A Caixa’ ia ser significativa pra mim. “As mães sabem muito sobre o poder que os filhos têm” é uma frase dita pela avó,- naquele dia interpretada por Magda Loiana - que me marcou. Me marcou também a potência de voz da Magda. 

Jujuba (Thiana Colares) e sua linguagem regional com os ‘Bora’, ‘Mana’ e outras trazem uma identificação com o público e claro o carisma não só do personagem, mas também da atriz.

Confesso que é bem difícil fazer fotos de um evento tão colorido quando se tem lágrimas nos olhos. Mas não pude deixar de perceber o cuidado com a inclusão e utilização de tradução simultânea em libras.

Malu (Lunna Beatriz) é graciosa e gentil em sua fala e assim, cativa o público. A personagem interpretada por Lunna é convidativa. O espetáculo arranca risos a todo momento. A ausência da mãe de Malu leva quem assiste a refletir sobre as perdas que tivemos esse ano difícil. Apesar de ser um espetáculo artístico e cultural, não deixou em nenhum momento de lembrar sobre o significado cristão do natal e o paralelo entre a história do nascimento de Jesus e o Papai Noel é brilhantemente trabalhado no musical.

A iluminação é linda e até o palco recebeu detalhes. Os figurinos ‘kinda’ Broadway deixam o público boquiaberto. A personagem Linda interpretada por Yasmin Rodrigues é aguda e faz a atriz mostrar tranquilidade ao levar a apresentação do clássico pop de Mariah ‘All I Want for Christmas is You’ no falsete. Yasmin faz parecer fácil dançar e cantar com um figurino pesadíssimo (e lindo) na cabeça.

Uma das tramas do espetáculo, a não chegada das cartas e a falta de amor é uma representação gigante do que vivemos esse ano. É arrepiante ver as crianças entrando em cena. Os sorrisos fazem lembrar a preciosidade da inocência. 


As bolas de neve Bolota (Adália Marques) e Nevado (Sarah Margarido) que no início chamam atenção pelo incrível trabalho de voz, pegaram de surpresa essa amante da música quando abriram as vozes e cantaram. Toda habilidade e versatilidade que um artista precisa e que os nossos do Norte tem. E muito.

E o que dizer de Perúcio? Não à toa,  Diego Leonardo prende o público e principalmente as crianças. Sua entrada repentina e forte conquista. A direção musical do maestro Marcelo de Jesus é fantástica. As músicas tradicionais com novas roupagem ficaram especialíssimas, dando até vontade de ouvir ‘Vem que está chegando o Natal’.

A caixa não se prendeu em uma caixinha do tradicionalismo e é brilhante nos âmbitos musicais e não só nestes. A coreografia cativa o público e destaca os artistas. É lindo o cuidado da produção de cena quando em várias vezes abrem o palco para dar visibilidade ao corpo de dança do espetáculo. O espetáculo nada literal tem também cenografia impecável. Para quem perdeu, é possível assistir no Facebook da TV Encontro das Águas, que também transmitiu ao vivo o espetáculo. 

Faz lembrar que mesmo quando a tristeza está ali, a felicidade também está. …
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Maria Luiza Dácio é fotógrafa, documentarista, produtora, artista visual e estudante de Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.